1 de julho de 2015

Coari em perigo - Sabino Castelo Branco confirma intenção de disputar Prefeitura de Coari em 2016 e pode trazer de volta ao poder Adail Pinheiro.


Biografia pessoal de Sabino pesquisada por Chumbo Grosso

Raimundo Sabino Castelo Branco Maués é investigador da Polícia Civil, licenciado e ganhando sem trabalhar atualmente, manauara e tem 50 anos.
Em janeiro de 1990 ele foi preso em Guajará Mirim, município do Estado de Rondônia, que faz fronteira com a Bolívia, carregando 10 quilos da pasta base e 60 gramas de pó de cocaína. Não se sabe qual o milagre, mas Sabino, embora detido, acabou ganhando a liberdade. E no dia 22 de abril de 2003 o caso foi a julgamento pela Justiça Federal. O relator, desembargador Hilton Queiroz, decidiu arquivar o caso porque havia prescrito, Fonte, http://www.taquiprati.com.br/home/apresenta-cronica.php?cronica=cronica12-06-2005

Foi eleito vereador pela primeira vez em 2000, com a modesta votação de 1.938 votos.
Em 2004, devido ao grande sucesso do seu programa policial ”Bronca na TV", Sabino teve uma votação histórica de 58 mil votos na reeleição para a Câmara Municipal de Manaus. Ele, que já tinha tentado ser eleito deputado estadual em 2002, chegou a Câmara dos Deputados em 2006 com a segunda maior votação do pleito no Amazonas. Na eleição de 2010, Sabino foi reeleito deputado federal.
Em 2012, já presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Sabino Castelo Branco saiu candidato a prefeito de Manaus. Sabino surpreendeu por ser o único candidato a declarar à Justiça Eleitoral possuir um helicóptero – aeronave que ele utilizou na campanha. Entretanto, o então deputado federal obteve 69,4 mil votos e ficou na quinta colocação.

Segundo reportagem do Jornal A CRÍTICA, Sabino disse,
“Até o fim do mês de julho, bato o martelo sobre a minha escolha em disputar aqui em Manaus ou lá em Coari. Não vou deixar para última hora”, afirmou Sabino, por telefone.
Uma das possibilidades é a de que o ex-deputado encabece uma chapa tendo como vice o filho do ex-prefeito Adail Pinheiro, Adail Filho.
Sabino foi enfático quando disse que “reúne todas as condições para sair candidato a prefeito no município”. “Eu tenho partido, tenho votos, tenho aliados. As pessoas me conhecem   porque sempre fui lá nos meus mandatos. As pessoas gostam muito de mim”, disse.
“Quando começam a circular essas informações é porque isso está partindo do povo, eles que estão querendo”, afirmou o político, ao revelar que já está em contato com vereadores de Coari e outras lideranças políticas do município para articular a possível candidatura. “Temos tido conversas nesse sentido. O meu partido já teve vereador presidente da Câmara Municipal, por exemplo. Então, é uma coisa que está se construindo”, completou Sabino Castelo Branco.
Sabino disse ainda que se não for disputar a Prefeitura de Coari disputará a de Manaus. “São possibilidades. Mas uma coisa é certa: vou ser candidato. Se for para ser candidato em Coari, até o fim do mês que vem vou transferir meu domicílio eleitoral para lá”, finalizou.

Saiba mais:  Filho de Adail
Entre os possíveis vices numa chapa encabeçada por Sabino Castelo Branco está Adail José Figueiredo, conhecido como Adail Filho, que é filho do ex-prefeito Adail Pinheiro – preso em Manaus desde fevereiro 2014, condenado por crimes sexuais contra crianças.
“Ainda não conversei com eles, mas uma coisa que não se pode é descartar aliados. O que eu reconheço é que o Adail é uma força política no município. Isso é inegável. Mesmo com os problemas que teve ele é uma liderança. Eu não posso descartar qualquer aliança. Se tiver que sair candidato com o Adailzinho, sairemos”, afirmou Sabino.

Caso a candidatura de Sabino se confirme com Adail Filho como vice essa é a chance de Adail Pinheiro voltar a ter poder político na cidade.  Em março, A CRÍTICA mostrou que vereadores denunciaram uma manobra política e jurídica pela qual Adail Pinheiro traçou a retomada do poder com a eleição do filho.