8 de setembro de 2015

Redução de danos no Amazonas é discutida em Manaus a partir do dia 9/9/15

A Associação de Redução de Danos do Amazonas (ARDAM) promove a partir desta quarta-feira, dia 9, três eventos paralelos voltados para a discussão das políticas públicas do Amazonas relacionadas à redução de danos em diversas áreas, como as drogas lícitas e ilícitas, entre outros. 

Até a sexta-feira, dia 11, as discussões acontecerão como parte da programação do 2º Seminário de Redução de Danos, 2º Encontro Estadual de Redutores de Danos e o 4º Encontro de  Redutores de Danos da Região Metropolitana de Manaus.

As atividades acontecerão no Auditório Luiz Montenegro, na Fundação de Medicina Tropical. A abertura dos trabalhos, no primeiro dia (09), está prevista para às 14h. Nos demais dias (10 e 11) a programação será das 08h às 17h.

Secretarias do Estado e do Município, departamentos ligados a assistência social, setores da segurança pública, entidades e empresas ligadas à política sobre drogas, devem participar das atividades.

Também serão representadas as populações indígenas do Alto Solimões através do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dissei) do Vale do Rio Javari, do Ministério da Saúde através do departamento Nacional de DST/AIDS e Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA).

A meta da ARDAM é reunir uma média de 100 pessoas ligadas à redução de danos, a exemplo de pessoas que não conseguem parar de usar drogas, tanto as licitas (álcool), quanto as ilícitas (entorpecentes).

De acordo com a presidente da ARDAM, Evalcilene Santos, entre os adultos há maior consumo de álcool e entre os jovens a problemática está no uso da pasta base de cocaína. Apesar desse quadro, praticamente não existem políticas voltadas para a redução de danos no Amazonas. “Hoje se tem políticas de repressão e, de forma muito capenga, uma política de prevenção, porém, as autoridades não se preocupam em reduzir o problema existente. Para se ter uma ideia, a capital não tem consultório na rua, e nem um Caps/AD, etc. Isso tudo só existe em Manacapuru, Manaus ficou esquecida e a grande maioria dos problemas está aqui”, ressaltou Evalcilene.

Redução de danos
A redução de danos é um conjunto de políticas e práticas cujo objetivo é reduzir os danos associados ao uso de drogas psicoativas em pessoas que não querem, não podem e não conseguem parar de usar drogas.

-- 
Cordialmente,
Odinéia Araújo
Jornalista (DRT/AM 047)
Radialista (DRT/AM 052)
(92) 9 9183-7474 (WhatsApp)

(92) 9 8175-9762 
EMAIL:  odineia.araujo@gmail.com
                odineia_araujo@yahoo.com.br