8 de setembro de 2015

Vice-governador Henrique Oliveira destaca a importância da conscientização cívica nas escolas amazonenses

Durante o Desfile Cívico Escolar, realizado na tarde deste sábado, 5 de setembro, no Centro de Convenções (Sambódromo), zona oeste de Manaus, o vice-governador Henrique Oliveira ressaltou que a educação cívica nas escolas é fundamental para a formação social e ética dos estudantes amazonenses. O desfile foi coordenado pela Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc-AM) e contou com a presença de 7 mil alunos de aproximadamente 100 escolas da rede estadual e municipal de ensino de Manaus.
O evento cívico contou com a presença de autoridades militares, secretários estaduais e coordenadores de escolas. Acompanhado da esposa, Camila Caetano,  o vice-governador Henrique Oliveira prestigiou todo o desfile que, neste ano, abordou o tema “Todos pela vida”, em alusão ao programa do Governo Estadual que envolve ações de promoção da qualidade de vida com a integração das áreas da saúde, educação e segurança.
Conforme o vice-governador, é necessária a valorização do ato cívico nos ambientes escolares para a boa construção da sociedade. “Precisamos investir exatamente nessa sensibilização cívica.  Um desfile como esse do 5 de setembro faz com que os estudantes tenham esse civismo e a gratidão de sermos amazonenses. E sendo trabalhado nas escolas vai refletir na construção de uma boa sociedade porque há a valorização do ensino e formação da ética e moral da sociedade”, declarou Henrique que, também, fez a entrega de medalhas para alunos destaques nos ensinos das escolas estaduais de Manaus.

O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, enfatizou que o desfile escolar traz à tona reflexões primordiais na vida de cada cidadão. “O desfile é um momento de reflexão de revisão dos valores da moral e ética. E o civismo vem trabalhar isso que os jovens e as crianças aprendam a importância do valor do 5 de setembro em nosso Estado e para suas vidas”.
Felicidade - O sentimento patriótico estava naqueles que vieram prestigiar os filhos e amigos no desfile escolar. A dona de casa Régia Menezes, 46, era só alegria ao ver o filho de apenas 5 anos de idade no desfile da Escola Madre Tereza de Calcutá. Ela disse ser importante o exercício cívico na vida do filho.  “É muito importante que desde pequeno eles tenham esse incentivo. Eu fiquei muito feliz em ver meu filho ali marchando”, conta.
Desfile militar - No dia que marca a Independência do Brasil (7 de Setembro), a programação será iniciada às 8h15, com o desfile Cívico Militar, na Avenida Coronel Teixeira (trecho entre o Tropical Hotelhttps://cdncache-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png e a Avenida do Turismo), na Ponta Negra. A programação é coordenada pelas Forças Armadas.
O Governo do Estado iniciou no 1º de setembro as programações da Semana da Pátria e Semana do Amazonas, com a Bênção do Fogo Simbólico, realizada na igreja de Nossa Senhora do Sameiro, seguida pela Corrida do Fogo Simbólico, na qual 400 pessoas, se revezaram em um percurso de cinco quilômetros.
Vice-governador Henrique Oliveira destaca importancia dos consulados para o progresso do Estado do Amazonas.
Cumprimento consular – Em solenidade de cumprimento do Corpo Consular do Amazonas na manha deste sabado, 5 de setembro, no Palacio Rio Negro, avenida Sete de setembro, centro, zona sul de Manaus, o vice-governador Henrique Oliveira lembrou dos fatos históricos da elevação do Amazonas à categoria de Província e enfatizou a importância do apoio dos consulados para o desenvolvimento do Estado.
 ”Sao 165 anos de comemoração do Amazonas à categoria de Província. E é uma data muito importante para lembrarmos que nesse processo nosso Estado construiu grandes alicerces de prosperidade, desde o periodo da Borracha, até os dias atuais com o trabalho governamental”, comentou.
Durante o discurso, o vice-governador agradeceu, em nome do governador José Melo, o empenho e a parceria dos consulados na região amazônica, que tem colaborado para a construção de um Amazonas cada vez melhor.
“Precisamos manter a dignidade e sobrevivência do homem da floresta. E o governador José Melo tem investido no futuro do nosso Estado porque temos uma pessoa que sabe administrar com zelo. E é louvavel a participação dos consulados nesse trabalho, algo que é muito bem visto pelo governador José Melo que já esteve reunido, há alguns meses, com representantes de 20 paises para ouvir e buscar modelos que gerem grandes oportunidades e benefícios para nossa população”.
 Estiveram presentes na solenidade secretários estaduais, o Cônsul Honorario do Chile e Decano do Corpo Consular, Raul Ismael Luis Carrasco, e dos Consules Honorarios Martin Klaus da Alemanha; Dominique Chevé (Franca); José de Moura Teixeira (Republica da Polonia); Sherre Prince Nelson (Estados Unidos);
Modesto Novoa Rivas (Espanha); Javier Arturo Arteta (Consul-geral do Peru); Faustino Torella (Consul-geral da Republica Bolivariana da Venezuela); Kenji Sakurai (Consul-Geral Adjunto do Japao);

Fonte - http://www.amazonas.am.gov.br/2015/09/vice-governador-henrique-oliveira-destaca-a-importancia-da-conscientizacao-civica-nas-escolas-amazonenses/