24 de novembro de 2015

OPERAÇÃO DUBAI COMBATE CARTEL DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

BRASIL - A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (24), a Operação Dubai com o objetivo de desarticular uma sofisticada organização criminosa responsável por um cartel no setor de distribuição e revenda de combustíveis no Distrito Federal e no Entorno, há vários anos.
O prejuízo estimado para os consumidores do DF pode chegar a cerca de R$ 1 bilhão por ano, sendo que somente a principal rede investigada vende 1,1 milhão de litros de combustível por dia, um lucro diário de quase R$ 800 mil com o esquema.
As técnicas e meios especiais de investigação empregados pela PF também permitiram comprovar que as duas maiores distribuidoras de combustível no Brasil sabiam do cartel e estimulavam a fixação artificial de preços dos combustíveis no Distrito Federal e no entorno, por meio de seus executivos.
Uma das principais estratégias das redes de postos cartelizados era tornar o etanol um combustível economicamente inviável para consumidor, mantendo valor do combustível vegetal sempre superior a 70% do preço da gasolina, mesmo durante a safra. Com isso, o cartel forçava os consumidores a adquirir apenas gasolina, o que facilitava o controle de preços e evitava a entrada de etanol a preços competitivos no mercado.
São cumpridos 44 mandados de busca e apreensão, 25 conduções coercitivas e 7 prisões temporárias. A investigação contou com a colaboração técnica do Conselho Administrativo de Defesa Econômica do Ministério da Justiça e foi acompanhada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Saiba mais em http://goo.gl/5SJkpg
Acompanhe nosso Twitter: https://twitter.com/agenciapf
#euconfionaPF #SomosFortesnaLinhaAvançada #PFemAção