9 de fevereiro de 2016

E a Direita tenta a vitória nos EUA - Os pré-candidatos Donald Trump, do Partido Republicano, e Bernie Sanders, do Partido Democrata

EUA - Os pré-candidatos Donald Trump, do Partido Republicano, e Bernie Sanders, do Partido Democrata, esperam sair das primárias desta terça-feira (9) em New Hampshire com suas primeiras vitórias na campanha para buscar a candidatura às eleições presidenciais deste ano nos Estados Unidos. Ambos precisam triunfar para dar credibilidade a suas inesperadas campanhas.
Trump aparece à frente nas pesquisas das primárias na nevada New Hampshire. A pouco eloquente aparição do senador pela Flórida Marco Rubio no último debate colocou em perigo as chances dele ganhar distância ante um trio de governadores e se estabelecer como principal rival de Trump e do senador Ted Cruz (Texas).

Na disputa pela candidatura democrata, Sanders há semanas aparece à frente da ex-secretária de Estado Hillary Clinton no Estado. Ele precisa vencer para continuar competitivo ante Hillary quando a campanha chegar a estados mais diversos e vistos como mais favoráveis à ex-primeira-dama.
“Temos uma campanha muito radical porque dizemos ao povo norte-americano a verdade e isso é algo que não se costuma fazer na esfera política”, disse Sanders na segunda-feira, ao pedir apoio. Em Iowa, Sanders perdeu de Hillary por pequena margem.
Publicidade

O entusiasmado apoio a Trump, um magnata que nunca exerceu um cargo político, e a Sanders, um democrata que se descreve como socialista, mostra o descontentamento com o atual sistema político. Ainda que nenhum dos dois consiga se converter em candidato do seu partido, os que obtenham a indicação terão de reconhecer a frustração de parte dos eleitores.
Após ficar atrás de Cruz em Iowa, Trump passou a semana passada questionando o resultado e também em atividades mais tradicionais de campanha. Na corrida republicana ainda há um grande número de candidatos tradicionais, como Rubio, o ex-governador da Flórida Jeb Bush, o governador de Ohio, John Kasich, e o governador de Nova Jersey, Chris Christie. Todos esperam um bom resultado hoje, para fazer com que eleitores e doadores considerem suas candidaturas.
Rubio parecia ter ganhado vantagem após um resultado melhor que o esperado em Iowa, mas no sábado teve desempenho fraco em um debate, ante uma intensa pressão de Christie. O governador de Nova Jersey acusou incansavelmente o jovem senador de não ter experiência e de depender muito de argumentos memorizados para se converter em presidente.
Já Hillary, apesar da perspectiva de derrota em New Hampshire, fez uma campanha agressiva no Estado. A campanha dela, porém, se preocupa com o apoio dos jovens, que em geral tem se concentrado em Sanders. Alguns partidários também temem que ela não tenha êxito suficiente entre as mulheres, uma preocupação que ficou patente após mulheres conhecidas que a apoiam fazerem declarações polêmicas que pareciam menosprezar as mulheres que apoiam seu rival.