22 de fevereiro de 2016

Governador José Melo inaugura escola e nova sede de associação de deficientes físicos em Itacoatiara – Am.

AMAZONAS - A Associação dos Deficientes Físicos de Itacoatiara (Adefita) ganhou nova sede. Fruto de um convênio do Fundo de Promoção Social (FPS), a obra na entidade que contribui para a reabilitação e reintegração social do deficiente físico, totalizou investimentos de R$ 553.782,07.
Inaugurada pelo governador José Melo, a nova sede passou por melhorias na estrutura física do prédio e adequado para os mais de 800 associados, conforme as normas de acessibilidade. José Melo também vistoriou a obra da construção de uma quadra poliesportiva na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
A Adefita também ganhou materiais permanentes para a fisioterapia e administração da associação, como computadores; cadeiras; mesas de escritório; cadeiras tipo diretor; armários para arquivos; mesa para refeitório; armário para guardar alimentos; geladeira; fogão; botija; freezer; bebedouro, TV; aparelho de refrigeração; máquina fotográfica; caixa amplificada; microfone; ventilador; sofá; esteira elétrica; bicicleta ergométrica; aparelho de infravermelho; aparelho massageador; fornos de bier; balança; aparelho para aferir a pressão; prancha para fisioterapia; colchonete; maca; espelho; ultrasom; escada com rampa e tatame.
O Fundo de Promoção Social foi criado em 2011 e tem como atual presidente Vânia Barbosa. O FPS já atendeu mais de 65 entidades conveniadas com investimentos de mais de R$ 15 milhões, tanto no capital quanto no interior. Os recursos são voltados para projetos de instituições sociais que auxiliam no desenvolvimento das famílias amazonenses.

Homenagem – Ao lado dos irmãos, o governador José Melo participou da inauguração da unidade escolar batizada pela Prefeitura de Itacoatiara com o nome de sua mãe, Osmarina Melo de Oliveira, falecida em 19 de janeiro do ano passado, aos 96 anos de idade. A Escola Municipal Osmarina Melo de Oliveira fica localizada na avenida Um, s/nº, Conjunto Residencial Poranga.
Durante a inauguração da escola, Melo lembrou a trajetória da família e o papel decisivo da mãe na definição dos rumos da família. Segundo o governador, foi de Dona Osmarina a decisão de deixar o interior e vir para Manaus em busca de vida melhor.
“Minha mãe tinha toda a razão. Deus tinha reservado para nós uma outra vida. A educação é a maior de todas as sementes. Ela que constrói, modifica e dá a capacidade para defender os seus direitos. Sem educação, você é presa fácil para cair na lábia de gente mal-intencionada. A educação faz do povo um povo altivo. A falta de educação faz do povo um povo acomodado, sem alma. Acreditem na educação e não digam que é impossível, se não eu não estaria aqui, governador”, frisou.
Fonte: Governo do Amazonas