30 de junho de 2016

A NOVA POLÍTICA – Chumbo Grosso entrevista um dos líderes do Fora Dilma em Manaus e pré-candidato a vereador Rodrigo Guedes (PSDB)


1.   Chumbo Grosso - Quem é Rodrigo Guedes?
Tenho 29 anos, formado em direito pela Ufam e fui Subsecretario Municipal de Juventude por 6 anos. Eu me definiria como alguém muito determinado, que luta até o limite das forças pelo que acredita.


2.     Chumbo Grosso - Como e porque você entrou na política?
No movimento estudantil da UFAM, no Centro Acadêmico de Direito e depois no Diretório Central dos Estudantes. Fizemos lá ações importantes como a paralisação dos alunos contra a insegurança no Campus, que levou a reitoria a tomar uma série de medidas, manifestação contra o fechamento do HUGV e uma ação judicial junto com a UESA que suspendeu naquela época a redução da meia passagem. Do movimento estudantil fomos convidados a criar a Secretaria Municipal de Juventude.

3.     Chumbo Grosso – você esteve na frente do movimento Fora Dilma, qual era sua visão desse Governo e o que falar do atual?

Conduzimos o Movimento Fora Dilma no Amazonas com parceiros muito valorosos que se doam bastante à causa, como você Ronaldo, por exemplo. Fizemos manifestações que deram 20 pessoas e outras que deram 30, 50 mil. Todas sem exceção foram importantes pra tirarmos o PT do poder por não corresponder aos anseios da sociedade, por protagonizar os maiores escândalos políticos do país e por que tinha um projeto muito claro de dominação e perpetuação no poder. Sobre o governo Temer, preferia que não fosse ele o Presidente, mas ele era o vice eleito e a consequência era ele assumir. Espero que conserte a economia e entenda que o povo está acordando.

4.     Chumbo Grosso - De onde surgiu a ideia da sua candidatura? Dá família, ou foi uma decisão apenas sua?
Não era algo que eu previa há três meses, tinha outros projetos, mas de início foi uma missão que me foi dada, depois foi algo que encarei como um propósito de fazer um mandato diferente, proativo e participativo. Estive 6 anos como subsecretário e não me envolvi em nada que fosse ilegal ou imoral e assim pretendo continuar, o que, por acaso, não é nada mais que a obrigação. Apresentei projetos que foram executados pelo Prefeito Artur Neto e são importantes para vida de milhares de pessoas como Bolsa Pós graduação e Bolsa idiomas e estive desde o início envolvido na criação do Bolsa Universidade. Passei a ver que seria uma forma de colaborar mais com a cidade com novas ideias.

5.     Chumbo Grosso - Quais e quem são suas referências políticas e pessoais?
Pessoais são meus pais, Zito e Lilian Guedes, e avós, políticas o Prefeito Artur Virgílio Neto, do qual admiro muito a inteligência e a capacidade de enfrentar os desafios principalmente com essa que é a maior crise econômica da história e o Deputado Artur Bisneto pela postura combativa e firme. Como homem público admiro também o Juiz Sergio Moro que está enfrentando poderosas quadrilhas.

6.      Chumbo Grosso - Qual a sua opinião sobre o trabalho que vem sendo feito, pelos Vereadores na CMM?
Não gosto de julgar mas tenho escutado que está bastante abaixo do desejado pela população, não só no tocante à produção legislativa, mas no debate dos temas que interessam a sociedade. Isso tem deixado a Câmara sem credibilidade. Tem que acabar, por exemplo, com a verba que permite um vereador gastar 2 mil reais em uma churrascaria. Além disso, a função do vereador está desvirtuada, não é papel do vereador fazer assistencialismo ou ficar distribuindo homenagens, mas propor leis, discutir temas e fiscalizar o executivo. Se perguntarmos ao povo um projeto de lei ou um tema discutido a fundo pela CMM ninguém vai saber. Se questionarmos quem representa as demandas da juventude também não teremos resposta.

7.     Chumbo Grosso - O que podemos esperar do Vereador Rodrigo Guedes?
Assim como fizemos no movimento Fora Dilma temos que sacudir a Câmara Municipal de Manaus, tirar a poeira, ouvir e entender o que deseja a população, que não se sente representada. Tem que mudar urgentemente, mas com qualidade, não só trocar! Tem muita gente boa querendo contribuir mais! Podem esperar muita proposição, disposição para acabar com regalias dos vereadores, independência e uma postura correta.

Fonte: Assessoria Chumbo Grosso – Ronaldo Aleixo