18 de julho de 2016

PROLAMA de Manaus deixa amazonense sem agua por três dias e a culpa é do povo que insisti em votar em anta.

MANAUS - Parte das Zonas Norte e Leste de Manaus ficarão com o fornecimento de água interrompido até quarta-feira (20). Seis áreas da capital têm tiveram o abastecimento paralisado desde o sábado (16). Equipamentos de captação apresentaram problemas e foram desligados, de acordo com a Manaus Ambiental.

A Manaus Ambiental informou que na tarde de sábado foi detectada vibração excessiva em uma das bombas da captação de água bruta da estação do Rio Negro Ambiental – ETA  Ponta das Lajes - Região do PROAMA, na Zona Leste de Manaus.
"Por se tratar de um equipamento de grande porte foi determinado pelos engenheiros da empresa o imediato desligamento do equipamento como medida de prevenção. À substituição de peças já planejada devido aos novos fatos foi antecipada. Fica então estimado a conclusão dos serviços até a próxima terça-feira (19)", justificou a concessionária.
A estação Ponta das Lajes é responsável pelo atendimento dos bairros Jorge Teixeira, Nova Floresta, São José, Mutirão, Cidade de Deus e Cidade Nova (Núcleo 23). Estes setores, durante o período de manutenção e troca de peças tiveram seu abastecimento comprometido.
A normalização total do abastecimento ocorrerá ao longo de toda quarta-feira (20). Em função da interrupção a vazão produzida reduziu e foi adotado um plano emergencial para a distribuição de água.
A concessionária informou ainda, que em seu plano de contingência estará providenciando o abastecimento de água, através de caminhões pipas para os clientes especiais, preferencialmente: hospitais, clínicas, escolas e maternidades, bem como, também realizará manobras operacionais com essa finalidade.
"Pedimos aos nossos clientes que reservem por meio das caixas de água ou reservatórios, para evitar o desabastecimento de água nas residências. Pedimos também, que evitem o desperdício e façam uso das reservas de água apenas para fins de consumo e higiene pessoal, até a formalização total do abastecimento, conforme previsto", orientou a concessionária.
Sete carros-pipa fazem o abastecimento de água de famílias moradoras da Zona Leste, no domingo (17). Os caminhões-pipa atuaram no Grande Vitória, Nova Floresta e Nova Vitória. Cada veículo possui capacidade para levar 10 mil metros cúbicos de água.
Ao longo de todo o dia, cada caminhão fez quatro viagens do Distrito Norte da Manaus Ambiental, na Noel Nutels, Zona Norte, até as famílias da Zona Leste que precisaram do abastecimento. A expectativa é de que nesta segunda-feira (18), mais carros-pipa juntem-se à ação, inclusive os do Exército Brasileiro.