22 de outubro de 2016

Governo do Amazonas vai regularizar o pagamento dos terceirizados da saúde ate quarta-feira, 27 de outubro

AMAZONAS - O Governo do Amazonas iniciou na sexta-feira (21) o processo de pagamento dos salários dos funcionários das empresas Total Saúde e Serviços Médicos e Enfermagem LTDA e da Salvare Serviços Médicos. O processo de pagamento desses funcionários deverá ser concluído até a quarta-feira da próxima semana, 27 de outubro.


O secretário de estado de saúde, Pedro Elias de Souza, ressalta que o compromisso assumido pelo Governo do Estado é fazer o pagamento de todos os profissionais ligados a essas duas empresas e que atuavam em unidades de saúde da rede estadual. “Uma boa parcela desses profissionais já recebeu o salário hoje e os que não receberam, irão receber até a quarta-feira da próxima semana”.

A Susam assumiu temporariamente a gestão dos serviços prestados nas unidades de saúde do Estado pelas empresas que estão com as contas bloqueadas pela Justiça, garantindo, dessa forma, a normalidade do atendimento, sem prejuízos à população, ao mesmo tempo em que determinou a realização de medidas administrativas úteis e necessárias ao pagamento da remuneração dos empregados diretamente envolvidos com a prestação dos serviços de saúde nas unidades do Estado, conforme Portaria 574/2016 – GSUSAM, datada de 18 de outubro.

A Susam já havia suspendido os contratos de gestão com o Instituto Novos Caminhos, investigado pela Justiça, bem como nomeou interventores para as unidades de saúde atendidas por meio desses contratos – UPA Campos Sales, UPA e Maternidade Tabatinga e o Centro de Reabilitação em Dependência Química, no Rio Preto da Eva.

Independente da decisão judicial, a administração estadual tem ciência da importância da remuneração profissional dado seu caráter alimentar. O Secretário ressalta que, por não possuir vínculo empregatício com os funcionários terceirizados, buscou-se junto à Procuradoria Geral do Estado respaldo para fins de solução da demanda, oportunidade na qual o referido órgão procedeu à indicação do procedimento jurídico adequado.