10 de novembro de 2016

Barack Obama, e o presidente eleito Donald Trump se encontraram na Casa Branca e selam paz

MUNDO - O presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente eleito Donald Trump se encontraram nesta quinta-feira na Casa Branca. De acordo com o republicano, a reunião que deveria durar no máximo 15 minutos acabou se estendendo por 1h30 e foi muito produtiva.

Em um rápido pronunciamento à imprensa no Salão Oval, os dois afirmaram que discutiram os preparativos para uma transição tranquila entre os dois governos. “Nós queremos garantir que eles se sintam bem-vindos e queremos estar preparados para essa transição”, afirmou o Obama. Os dois conversaram sobre “assuntos organizacionais e políticas externa e interna”, segundo o presidente.

Trump afirmou que o encontro foi muito proveitoso e que espera poder se reunir mais vezes com Obama no futuro, “inclusive para aconselhamento”. “Discutimos muitas situações, algumas delas maravilhosas e algumas mais difíceis”, disse o magnata, que acrescentou ter sido uma “grande honra” ser recebido na Casa Branca. A primeira-dama Michelle Obama e a esposa do bilionário nova-iorquino, Melania Trump, também se encontraram em uma reunião privada.

Obama fez uma campanha vigorosa pela ex-secretária de Estado Hillary Clinton, rival democrata de Trump, e quando afirmou que o bilionário não tem temperamento adequado para ser presidente e é perigosamente despreparado para ter acesso aos códigos nucleares americanos.