7 de novembro de 2016

Choro da Esquerda - Atriz Sonia Braga que enriqueceu fora do país diz que "Há um golpe no Brasil."

MUNDO - A atriz Sonia Braga, 66, continua a expressar de maneira franca e contundente sua opinião a respeito do atual cenário político do Brasil.

Na última sexta-feira (4), em Miami, após exibição de Aquarius – filme divulgado intensamente mundo afora por Braga e o diretor, Kleber Mendonça Filho –, a artista participou de um debate com o público, ocasião na qual ela se referiu ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff como um "golpe".

"Não é um militar", explicou, de acordo com a AFP.

"É muito difícil para as pessoas fora do Brasil saberem exatamente o que está acontecendo e a dimensão do perigo pelo qual estamos passando", contou. "Devemos fazer algo para não perder o que foi muito difícil de conseguirmos, a democracia."
Braga disse também não reconhecer o Brasil atual: "Não parece mais com o País que conheci, onde vivi e amei tanto".

Ela também demonstrou preocupação a respeito da eleição de Marcelo Crivella(PRB) como prefeito do Rio; a atriz classificou o bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus como "extrema-direita".
O filme de Mendonça Filho, desde que foi exibido no Festival de Cannes em maio, tornou-se símbolo de resistência contra o governo de Michel Temer e o impeachment da petista.
Sessões do longa pelo Brasil têm sido marcadas por protestos contra o peemedebista e, tanto elenco quanto diretor, se posicionado contra Temer.

Além disso, a classificação indicativa de 18 anos – depois reduzida para 16 – que Aquarius recebeu do governo em agosto também gerou controvérsia; a não escolha do Ministério da Cultura pela obra como representante do Brasil no Oscar 2017 gerou ainda mais rebuliço também.
Na trama, a atriz dá vida a Clara, jornalista aposentada que é assediada por uma corporação que insiste em comprar seu apartamento para construir, no lugar do prédio, um empreendimento – a personagem faz contrapressão e entra na briga para permanecer no imóvel.
Em outubro, Aquarius recebeu destaque especial do New York Times quando chegou aos cinemas dos Estados Unidos. O longa-metragem segue em campanha para a temporada de premiações deste ano.