26 de novembro de 2016

Donaldo Trump disse que "O legado de Fidel Castro é um dos pelotões de fuzilamento, roubo, sofrimento inimaginável, pobreza e negação dos direitos humanos fundamentais"

MUNDO - Donald Trump postou duas vezes nas redes sociais sobre a morte do ex-líder cubano Fidel Castro.
O presidente eleito ofereceu um tweet de quatro palavras pouco depois das 8 da manhã de sábado, dizendo simplesmente: "Fidel Castro está morto!" Trump acompanhou isso algumas horas depois com uma declaração mais longa, na qual ele chamou Castro de "um ditador brutal que oprimiu seu próprio povo por quase seis décadas" e disse que esperava que a morte de Castro deu aos cubano-americanos "a esperança de um dia logo ver um Cuba livre ".

"O legado de Fidel Castro é um dos pelotões de fuzilamento, roubo, sofrimento inimaginável, pobreza e negação dos direitos humanos fundamentais", disse o comunicado.

 "Enquanto Cuba continua a ser uma ilha totalitária, espero que hoje marque um afastamento dos horrores duradouros e em direção a um futuro no qual o maravilhoso povo cubano finalmente viva na liberdade que tão ricamente merecem". 

Trump acrescentou: "Embora as tragédias, as mortes e as dores causadas por Fidel Castro não possam ser apagadas, nossa administração fará todo o possível para garantir que o povo cubano possa finalmente iniciar seu caminho rumo à prosperidade e à liberdade". 

Pouco tempo depois, o vice-presidente eleito Mike Pence anunciou no Twitter, dizendo: "O tirano #Castro está morto. Trump tem soado fora de encontro a Castro por décadas - e battled as críticas para reportedly explorar se abrir um casino em Cuba nos 1990s. Trump foi submetido a intenso escrutínio em setembro, após as alegações de que violou conscientemente o embargo dos EUA contra Cuba na década de 1990, notícias que ameaçavam amargurar a opinião dos cubano-americanos sobre ele. Uma notícia de Newsweek disse que Trump gastou $ 68.000 para emitir consultantes do negócio a Cuba apesar do embargo. 

A Trump Hotels reembolsou a Seven Arrows Investment & Development Corp., uma empresa americana de consultoria, pouco depois de Trump ter lançado sua candidatura à Casa Branca, de acordo com o artigo.

Fonte: https://www.washingtonpost.com/news/the-fix/wp/2016/11/26/here-is-donald-trumps-reaction-to-fidel-castros-death/