13 de novembro de 2016

EUA - Trump nomeia seus dois principais conselheiros conservadores que devem acelerar a saida de mais de 3 milhões de imigrantes ilegais nos EUA e lhe dar tranquilidade no parlamento.

EUA - O presidente eleito Donald Trump nomeou seus dois principais conselheiros no domingo, sinalizando uma agenda agressiva e estabelecendo o que poderia ser uma batalha dentro da Casa Branca entre as forças populistas, de fora, que impulsionaram sua campanha vencedora e o establishment do partido que domina Washington.

Trump nomeou Reince Priebus, o chefe do Comitê Nacional Republicano, como seu chefe de gabinete. Ao nomear Priebus, 44, Trump trouxe para sua Casa Branca um insider de Washington, que é visto como amplamente aceitável por vastas faixas do partido, e ele sinalizou uma vontade de trabalhar dentro do estabelecimento que assaltou na campanha.
Mas o presidente eleito enviou um sinal oposto ao bater Stephen K. Bannon, seu combativo chefe de campanha e ex-chefe do incendiário Breitbart News, como seu estrategista-chefe e conselheiro sênior. Bannon, de 62 anos, atacou abertamente a liderança do Congresso, tendo particularmente em vista o presidente da Câmara Paul D. Ryan (R-Wis.) - que recomendou Priebus para seu novo emprego.

"Estou muito feliz por ter a minha equipe muito bem sucedida continuar comigo na liderança do nosso país", disse Trump em um comunicado. "Steve e Reince são líderes altamente qualificados que trabalharam bem juntos em nossa campanha e nos levaram a uma vitória histórica. Agora vou ter ambos comigo na Casa Branca, enquanto trabalhamos para fazer a América de novo. "

A nomeação de Bannon foi criticada por grupos judeus e agentes políticos de ambos os lados do corredor, que disseram estar muito perto do nacionalismo alto e do nacionalismo branco. Bannon uma vez chamou Breitbart "a plataforma do alt-right", um movimento conservador que é um viveiro de nacionalismo branco e sentimento anti-semita.
Jonathan Greenblatt, diretor-executivo da Liga Anti-Difamação, disse através do Twitter na noite de domingo: "Nós em @ADL_National se opõem ao appt de Steve Bannon para sr papel em @WhiteHouse ele e seu alt-direito são tão hostis aos valores americanos . "

O anúncio de Bannon veio quando Trump destacou algumas de suas primeiras prioridades em uma entrevista aos "60 Minutos" da CBS, prometendo "imediatamente" deportar até 3 milhões de imigrantes que estão no país ilegalmente após sua inauguração e simultaneamente revogar e substituir o Presidente Ato de Cuidados Acessíveis de Obama. Ele também repetiu sua observação de que ele sabe mais sobre o Estado Islâmico do que os generais norte-americanos, dizendo: "Provavelmente o faço, porque olhe para o trabalho que fizeram".

Os dois principais conselheiros do Trump poderiam ajudá-lo a alcançar objetivos diferentes. Priebus poderia ajudar Trump notch primeiras vitórias legislativas em um Congresso liderado pelo republicano e ingratiate com os insiders que ele alega detestar, mas que dominam sua equipe de transição. Um advogado de longa data e operário político de Wisconsin, Priebus vai trabalhar para suavizar o atrito residual de uma campanha durante a qual um número de republicanos se recusou a endossar Trump, reverteu seus endossos ou afastou-se dele após uma fita de 2005 surgiu em que Trump é ouvido dizendo que Ele poderia forçar-se sobre as mulheres porque ele era uma "estrela".

Bannon será a outra voz no ombro de Trump: Ele ajudou a moldar a mensagem de Trump na campanha e aprecia a combatividade. O ex-oficial da Marinha e banqueiro de investimentos disse que a campanha foi a versão americana de movimentos populistas em todo o mundo, como o voto britânico para romper os laços com a União Européia.

A nomeação de Bannon chamou a desaprovação afiada dos agentes políticos em ambos os lados do corredor que vêem Bannon como sendo demasiado próximos ao nacionalismo do alt-direito e branco. Breitbart publicou histórias com as manchetes que indicam que as mulheres enfrentadas com o harassment em linha devem "log off" e chamaram o republicano Bill Kristol de "um judeu renegado."

[Novo chefe de campanha Trump enfrenta escrutínio sobre o registro de eleitores, anti-semitismo]

O líder da minoria do Senado Harry M. Reid (D-Nev.) Disse em uma declaração: "A escolha do presidente eleito de Steve Bannon como seu assessor principal indica que os Supremacistas Brancos serão representados nos mais altos níveis da Casa Branca de Trump".

O Southern Poverty Law Center, um grupo de vigilância do ódio, criticou a escolha de Bannon. Ele o chamou de "o principal motorista por trás de Breitbart se tornando um moinho de propaganda etnonacionalista branco" e citou as manchetes de Breitbart que incluíam um chamado para içar a bandeira da Confederação semanas depois de tiroteios em uma igreja negra de Charleston, Protege a cultura de estupro muçulmana ".

Bannon foi acusado de ter cometido um delito de violência doméstica contra sua ex-esposa há mais de 20 anos; As acusações incluíam tentar evitar que uma vítima ou testemunha de crime informasse, infligindo ferimentos e bateria. Bannon nunca foi condenado eo caso foi demitido. Sua ex-esposa também o acusou de fazer comentários anti-semitas, de acordo com uma declaração judicial obtida pelo New York Daily News. Leia mais em,

Fonte: https://www.washingtonpost.com/politics/trump-pits-establishment-against-populism-at-the-top-of-his-white-house-team/2016/11/13/0ec346ee-a9e4-11e6-a31b-4b6397e625d0_story.html?hpid=hp_hp-banner-main_transition-751pm%3Ahomepage%2Fstory