7 de dezembro de 2016

Como é se candidatar a um emprego na Casa Branca de Trump

WASHINGTON - Quando o ex-governador Sonny Perdue da Geórgia saiu do elevador no 26º andar da Trump Tower na semana passada para sua entrevista com Donald J. Trump, ele esperava um churrasco do presidente eleito e uma falange de sócios, Linhas das cenas confrontação sala de reuniões na mesa de conferência elegante no programa de televisão "The Apprentice".

President-elect Donald J. Trump and Robert L. Johnson, the founder of the television network BET, in Bedminster, N.J., last month. Credit Hilary Swift for The New York Times        

O que ele achou em vez disso foi o Sr. Trump, calmo e solícito atrás de uma mesa cheia de papéis e periódicos, em um escritório grande canto com uma mistura de recordações e decoração que apareceu pouco mudou a partir da década de 1980. Nick Ayers, assessor do vice-presidente eleito Mike Pence, e Stephen K. Bannon, que servirá como estrategista-chefe do Sr. Trump, ouviram falar do lado de fora. O Sr. Trump, que ofereceu ao Sr. Perdue um assento em frente a sua mesa, estava no comando.
"Ele estava se aproximando do ponto de vista do negócio, e ele queria saber se ele estava no caminho certo", disse Perdue, que está sendo considerado para secretário de agricultura e usava um laço adornado com tratores para a reunião. "Ele acredita que nós, nos Estados Unidos, fomos uma espécie de patsies ao longo dos anos na maneira como lidamos com nossos concorrentes estrangeiros e comércio internacional - e eu concordo com ele - e ele queria saber o que eu faria a respeito. "

Por mais de uma década, milhões de americanos sintonizados para assistir o Sr. Trump interrogar futuros empregados em "The Apprentice" com uma mistura de arrogância e desdém. Mas em privado nas últimas semanas, um desdobramento menos teatral do espetáculo aconteceu no escritório do Sr. Trump em Manhattan, e ocasionalmente em seu resort de golfe em Bedminster, NJ, ou em Mar-a-Lago, sua fuga em Palm Beach , Fla.
O estilo de entrevista do Sr. Trump no mundo real é direto, mas conversacional, de acordo com pessoas que se sentaram em frente a ele. Ele não tomou notas nem pareceu se referir a uma lista de perguntas, mas tinha dossiês sobre seus visitantes e muitas vezes exibia um conhecimento intrincado de seus antecedentes e experiência. Ele raramente bebia ou comia. Ele manteve seu paletó. Em Nova York, ele gostava de exibir as vistas arrebatadoras do Parque Central visíveis sobre seu ombro.
Os candidatos a emprego, que devem desfilar diante dos meios de comunicação no lobby de mármore e bronze da Trump Tower - "Era quase como andar no tapete vermelho em Hollywood", disse o representante Lou Barletta, republicano da Pensilvânia, que se ofereceu como secretário De transporte ou de trabalho - disse que o presidente eleito freqüentemente fazia perguntas abertas e tinha pouca paciência para respostas sinuosas.
"Se você for obstruir, ele o cortará", disse Newt Gingrich, o ex-presidente da Câmara, que estava inicialmente em funcionamento para ser o secretário de Estado do Sr. Trump, mas desde então disse que não está interessado em um cargo no gabinete. "Ele quer saber o que você pode fazer por ele."

Representative Lou Barletta, Republican of Pennsylvania, who met with the president-elect last week at Trump Tower. “It was almost like walking the red carpet in Hollywood,” Mr. Barletta said. Credit Sam Hodgson for The New York Times   
     
O Sr. Gingrich disse que a aproximação do Sr. Trump para montar seu governo era o mesmo que usou com seu negócio multibilionário. "Ele está acostumado a definir empregos, medir capacidade e fazer um julgamento: 'Eu acho que você pode executar o meu campo de golfe? Eu acho que você pode executar o meu hotel? Eu quero o seu restaurante no meu prédio? '"Sr. Gingrich disse.
Sr. Trump tem sido mais hands-on nas entrevistas do que seus antecessores foram. George W. Bush raramente falava pessoalmente com mais de um finalista para cada cargo no gabinete, disse Clay Johnson III, que dirigiu seu esforço de transição em 2000. O presidente Obama também entrevistou um único finalista para cada posto na maioria dos casos, Em uma discussão destinada a confirmar uma conclusão já bem estabelecida de que o candidato seria certo para o trabalho, disse Dan Pfeiffer, um oficial de transição sênior em 2008.
"Em alguns casos, ele sabia quem ele queria e era uma questão de convencê-los a fazê-lo", disse Pfeiffer, citando exemplos como Hillary Clinton, que se tornou secretário de Estado de Obama, e Robert M. Gates, Ele persuadiu a permanecer como secretário de defesa.
Obama também insistia em que as deliberações não fossem reveladas, mas isso não aconteceu com o Sr. Trump.

Leia mais em;