11 de dezembro de 2016

Para Donald Trump reduzir as emissões de carbono prejudicam a competitividade global da América e pergunta, "Você acredita no aquecimento global? "

EUA - O presidente eleito Donald Trump disse neste domingo que "ninguém realmente sabe" se a mudança climática é real e que está "estudando" se os Estados Unidos devem se retirar do acordo de aquecimento global atingido em Paris há um ano.

Em uma entrevista com o apresentador do filme "Fox News Sunday", Chris Wallace, Trump disse que está "muito aberto" sobre se a mudança climática está em andamento, mas tem sérias preocupações sobre como os esforços do presidente Obama para reduzir as emissões de carbono prejudicam a competitividade global da América.

"Eu ainda sou de mente aberta. Ninguém realmente sabe ", disse Trump. "Olha, eu sou alguém que consegue, e ninguém realmente sabe. Não é algo que é tão difícil e rápido. Eu sei isso: Outros países estão comendo nosso almoço. "

Cientistas, ambientalistas preparam-se para um confronto com Trump
Há um amplo consenso científico de que a atividade humana - incluindo a queima de combustíveis fósseis para transporte, aquecimento e fabricação industrial - está impulsionando as recentes mudanças climáticas. Em seu relatório mais recente, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas concluiu que é "extremamente provável" que, desde a década de 1950, os seres humanos e suas emissões de gases de efeito estufa tenham sido a "causa dominante" da tendência de aquecimento do planeta. Os 10 anos mais quentes no registro foram todos desde 1998, e 2016 deve ser o ano mais quente desde que o registro formal começou em 1880.

Mas não é a primeira vez que Trump desconsiderou essa visão científica estabelecida.
Durante a campanha presidencial, Trump se referiu à mudança climática como uma "brincadeira" perpetrada pelos chineses, um comentário que ele mais tarde descreveu como uma piada. Mas durante uma prefeitura em New Hampshire, ele também zombou da idéia do aquecimento global. Nesse evento, Meghan Andrade, um voluntário para a Liga dos Eleitores de Conservação, perguntou a Trump o que ele faria para resolver o problema, ao que ele respondeu: "Deixe-me perguntar isso - leve calma, rapazes - quantas pessoas aqui acreditam No aquecimento global? Você acredita no aquecimento global? "

Depois de perguntar três vezes: "Quem acredita no aquecimento global?" E solicitando uma demonstração de mãos, Trump concluiu que "ninguém" acreditava que as mudanças climáticas estavam em andamento, exceto para Andrade.