4 de setembro de 2017

Gov. David Almeida ressalta que Arena da Amazônia se consolida como local de grandes eventos ao acompanhar o treino da seleção e divulga a lista das 12 instituições beneficiadas com 36 mil quilos de alimentos arrecadados.

AMAZONAS - O governador acompanhou o treino aberto da Seleção Brasileira no último sábado (2), que atraiu mais de 36 mil pessoas ao estádio.

Uma multidão de torcedores prestigiou, na noite de sábado (2), o treino aberto da Seleção Brasileira de Futebol, na Arena da Amazônia, em preparação para o jogo contra a Colômbia, no dia 5 de setembro, em Barranquilla, pela 16ª rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Durante quase duas horas, os comandados de Tite levantaram um público de 36.125 pessoas e mostraram bastante entrosamento. Em campo, teve até amazonense atuando com os ídolos. A ação contou com apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

O governador David Almeida também esteve na Arena da Amazônia acompanhado da família. Ele reforçou que eventos como este são de suma importância para valorizar a Arena da Amazônia e o esporte, ressaltando que o público corresponde vindo assistir aos eventos.

“Estamos sempre buscando alternativas para que possamos utilizar esse espaço tão bonito para a cidade de Manaus, que é a Arena da Amazônia. Esse espaço foi bem utilizado na Copa do Mundo, além das outras atividades que estão sendo desenvolvidas aqui, mas a atividade fim é o futebol. E estamos muito felizes porque foram mais de 36 mil pessoas que compareceram e mais de 36 mil quilos de alimentos arrecadados que serão doados para 12 entidades que precisam dessa ajuda, além de ser o maior treino aberto da Seleção Brasileira e aqui o povo amazonense corresponde”, enfatizou o governador.

Ao fim do jogo, o governador David Almeida recebeu uma camisa autografada por todos os torcedores da seleção brasileira.

A Seleção Brasileira, logo no início, foi dividida em dois grupos. Enquanto os titulares na vitória do Brasil sobre o Equador realizaram um treino leve, os reservas realizaram um trabalho técnico com a bola. Após a preparação, que contou com reverências dos jogadores aos amazonenses, o lateral-esquerdo Felipe Luís frisou o calor da torcida. Na partida contra a Colômbia, ele assume o lugar de Marcelo, suspenso por conta do terceiro amarelo.

“É um momento maravilhoso, muito graças ao trabalho do técnico Tite. São nove vitórias seguidas nas eliminatórias e vaga já garantida na Rússia. O ambiente é tão bom que todos, até os reservas, se apresentam felizes apenas por poderem defender a Seleção. Ter um público de 36 mil pessoas é um sonho. A gente percebe que conseguimos trazer a torcida para o nosso lado. E aonde formos jogar, esperamos que a torcida esteja sempre do nosso lado”, comentou.

Torcida amorosa – Antes do time canarinho realizar a preparação, o mascote brincou com a torcida e uma das sortudas a pegar a bola lançada pelo Canarinho foi Adriene Rodrigues. Pela primeira vez na Arena da Amazônia, a jovem de 21 anos veio para ver principalmente o jogador Neymar e, de quebra, ainda conquistou uma lembrança que vai guardar para a vida inteira.

“Eu cheguei meio-dia para poder pegar um lugar bem próximo do campo. Deu certo, porque quando jogaram a bola, não parou em mim, mas foi descendo e parou na minha mão. Agarrei com tudo e não soltei mais, foi uma felicidade maravilhosa. Nossa, eu nunca tinha vindo na Arena e logo na primeira vez eu já consigo ganhar essa bola. É muita sorte. Vou guardar para sempre”, destacou a moradora do São Raimundo.

Ao lado da avó Elizete Pinheiro, 58, o pequeno Matheus Andrade, de oito anos, portador de mielomeningocele, estava eufórico com a oportunidade de ver de perto a Seleção Brasileira. Moradores do Japiim, os dois chegaram ao estádio às 13h e afirmaram que o esforço em conseguir o ingresso na quinta-feira, dia 31, valeu cada segundo.

“Ele está muito feliz, estava super ansioso e fui para fila do ingresso na quinta para conseguir estar aqui com ele. Fiquei algumas horas, mas tudo valeu a pena, pois isso para o Matheus é a realização de um sonho, um momento que vamos guardar. A gente nunca tinha vindo na Arena e hoje está sendo muito especial”, frisou dona Elizete.

Amazonenses em campo – Outro que vai ter lembranças eternas do dia 2 de setembro é Diego Duarte, mais conhecido como Maradona. O jovem de 28 anos foi escolhido para atuar no treino e completar o time canarinho, após um atleta amazonense até então escalado para a ação, ter se atrasado. Diego é acadêmico de Educação Física e iniciou no futebol aos 13 anos e, até os 23, passou pelo Cliper e São Raimundo, tanto pelo Infantil quanto Juvenil e Juniores.

“Foi uma felicidade enorme, não tenho nem palavras para descrever tudo o que vivi hoje. Fui chamado, ganhei uma chuteira do Daniel Alves e foi muito bom conhecer todos. Eles são super legais. Falei com o Neymar e com todos os outros e coloquei o meu melhor quando estive no gramado. Foi um dia mais que especial, inesquecível!”, destacou Maradona.

Ao lado de Diego, o também amazonense Rafael Renardy, atual Nacional, também treinou junto com a Seleção Brasileira.

Para o titular da Sejel, Fabrício Lima, o treino aberto demonstrou novamente o carinho dos amazonenses com o time verde e amarelo que, desde a chegada no aeroporto, recebeu com entusiasmo o time.

“Foi bonito de ver todo o empenho da torcida amazonense em se esforçar para estar perto da seleção, isso, desde a troca dos ingressos. Com esse sucesso, conseguimos ajudar 11 instituições carentes, doar mais de 35 toneladas de alimentos e, novamente, escrevemos uma bonita história com a Seleção na Arena da Amazônia, pois reunimos o maior público num treino da equipe. Tenho certeza que, desta forma, a tendência é eles voltarem cada vez mais e vamos trabalhar por isso”, afirmou Lima.

Instituições beneficiadas

1.LAR DA DONA WAL
Av. Laguna, 26 – Lírio do vale 1 (Bem ao lado posto ATEM)

2. RAIO DE SOL
Av. Constantino Nery, nº 4.397, Bloco E, Térreo - Chapada (Dentro da FHEMOAM)

3. CASA DO IDOSO MUNICIPAL (VICENTE DE PAULO) *
R. Jerônimo Ribeiro, 14 - São Raimundo, Manaus - AM, 69027-100

4. CE MORADA DE JESUS
Rua Rio Javari, 120- ADRIANOPÓLIS

5. CASA MAMÃE MARGARIDA
R. Penetração II, 27 - São José Operário, Manaus - AM, 69086-011

6. ABRIGO MONTE SALÉM JOCUM MANAUS
445, Estr. da Vivenda Verde, 231 – Tarumã

7. SOCIEDADE PESTALOZZI DO AMAZONAS
Av. Gov. Danilo de Matos Areosa, 380 - Distrito Industrial, 69075-351

8. ASSOCIAÇÃO FAZENDO AMIGOS
R. Chico Mendes, 105 - Zumbi dos Palmares, 69084-060

9. ABRIGO O CORAÇÃO DO PAI
R. D 14 (Francisco Pereira), 113 – Japiim II, 69076-780 (prox. Seduc)

10. CASA MADALENA MAZZONI
R. Duque de Caxias, s/n, no Patronato Santa Terezinha (próximo ao Museu do Índio)

11. OASIS SÃO JOSÉ
Av. Torquato Tapajós, próximo a Santa Etelvina, retornando sentindo Centro

FOTOS: BRUNO ZANARDO/SECOM
FOTO DO GOVERNADOR COM NEYMAR: DHYEIZO LEMOS