20 de outubro de 2017

O presidente da Aleam, deputado estadual David Almeida (PSD), destacou a importância do bom uso dos recursos públicos na área de educação e da homenagem que o Poder Legislativo presta aos educadores.

AMAZONASNa tarde desta quinta-feira (19), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou a entrega da medalha do Mérito Educacional Professora Ignês Vasconcelos Dias a 36 educadores cujas trajetórias foram de destaque na promoção da Educação no Amazonas.
Na ocasião o presidente da Aleam, deputado estadual David Almeida (PSD), destacou a importância do bom uso dos recursos públicos na área de educação e da homenagem que o Poder Legislativo presta aos educadores.

O presidente da Aleam destacou as ações de sua gestão no Governo do Estado na área da educação, como o uso do dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para o pagamento do abono dos professores do Estado. “A lei do Fundeb determina que 60% do dinheiro do Fundo é do professor. Eu fico a pensar na alegria dos professores somente porque alguém que esteve à frente do governo cumpriu a lei. Pois é a lei que determina isso. Eu fiz aquilo que determina a Lei: pagar 60% daquilo que é de vocês, sem deixar despesas ordinárias, como reajuste nos vencimentos, como ônus para o governo do Estado. E eu não fiz mais que a minha obrigação”, enfatizou.

Segundo David Almeida, a entrega da medalha tem um significado muito especial já que a Educação é a melhor ferramenta para transformar a vidas das pessoas. “Os professores motivam e fazem diferença na vida dos alunos: mostrar a eles o caminho a seguir, que se eles buscaram no conhecimento e no aprendizado vão conquistar algo melhor em suas vidas”, declarou.

Homenageado
David Almeida homenageou na ocasião o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Carlos Antônio Magalhães Guedelha. Doutor em linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Carlos Antônio tem experiência na área de Letras com ênfase nas interfaces entre docência e linguística e já atuou como secretário Executivo Adjunto da Capital da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), onde antes trabalhou como professor na educação básica.
Carlos Guedelha considera a iniciativa da Aleam louvável. “Eu acho essa medalha muito importante pela simbologia que o gesto tem. Ela simboliza que essa Casa Legislativa entende que a Educação é o único caminho para o desenvolvimento. E é no chão da escola que a educação acontece, onde estão os professores e alunos. Todos nós que fomos hoje homenageados aqui hoje repartimos essa comenda com nossos colegas que estão no chão da escola fazendo a educação acontecer”, afirmou.