20 de dezembro de 2017

Destaques da ALE - 1. David Almeida convoca colegas para zerarem em votações, 2. Saba Reis destaca propaganda mentirosa do Governo Fanta do Amazonas e 3. Berlamino Lins destaca o "Natal dos Servidores".

AMAZONAS - David Almeida (PSD), convocou para esta quarta-feira (20), os demais parlamentares para zerarem a pauta de votação.
Entre as principais matérias estão o orçamento do Estado, que prevê recursos da ordem de R$ 15,3 bilhões para 2018 e as mais de 500 emendas parlamentares impositivas.

Para se dedicar às matérias do Executivo e demais poderes, David Almeida informou que, nessa terça-feira (19), o parlamento limpou a pauta dos deputados ao discutir e votar 16 matérias dos deputados. “Nesta quarta-feira (20) nós vamos fazer um esforço concentrado para votar algumas matérias que ainda estão com os senhores deputados, que irão entregar até à tarde de hoje (19) para que elas estejam aptas para ir a votação amanhã (20)”, disse o presidente da Aleam.

Diante de um orçamento que prevê R$ 15,3 bilhões, respeito à divisão constitucional à saúde, educação, segurança e infraestrutura, David Almeida lembrou que nesta quarta-feira a Aleam vai discutir e votar os 1,2% desse orçamento destinado às emendas parlamentares impositivas. “São mais de 500 emendas apresentadas pelos deputados, que somente agora serão contempladas e executadas, porque no ano passado elas foram aprovadas sem a previsão na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), mas que neste ano nós aprovamos na LDO”, explicou.

Após zerar a pauta, a Aleam terá ainda mais uma sessão plenária na quinta-feira (21). O presidente do Poder Legislativo observou que o que entra em recesso é a atividade do plenário. “A Assembleia Legislativa, com todos os seus setores estará funcionando. E cada gabinete é de responsabilidade de cada deputado. Apenas aqueles servidores que estiverem de férias de janeiro vão estar de recesso”, disse.

Governo Mentiroso
Na manhã desta terça-feira (19), o deputado estadual Sabá Reis (PR) usou o tempo do Pequeno Expediente na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para criticar a propaganda do Governo do Amazonas veiculada pelas emissoras de televisão sobre os feitos da atual gestão, na qual o Governo destaca o retorno de policiais à disposição da Assembleia aos seus postos de origem.
Reis questionou o destaque feito pela propaganda, uma vez que a Assembleia não era o único órgão público que dispunha de policiais à disposição do poder. “Esta propaganda é um engodo, porque, da forma como o Governo quer tratar a questão da segurança pública, tenta jogar a opinião pública de encontro a todos nós da Assembleia: não fala dos policiais à disposição do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas, 16 à disposição de ex-governadores e só fala daqueles à disposição da Assembleia”, analisou.
Ao mesmo tempo, o deputado lembrou o empenho do deputado estadual licenciado e atual Chefe da Casa Civil, Sidney Leite (PROS), sobre os policiais licenciados à disposição de órgãos públicos. “Justiça seja feita, quem primeiro eu vi aqui tratar desse assunto, sempre questionando, era o Sidney Leite. Ele reclamava que o Comandante da Polícia Militar não divulgava os números de policiais à disposição nos órgãos públicos”, recordou.

Natal dos Servidores
Da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Belarmino Lins (PROS) parabenizou, nesta terça-feira (19), a Mesa Diretora da Casa pela concessão de um terceiro tíquete-refeição aos servidores do Poder neste final de ano. “Parabenizo o deputado David Almeida (PSD), presidente, e toda a Mesa Diretora, pela concessão do tíquete-refeição que vai proporcionar aos servidores aposentados, efetivos e comissionados, realmente um Natal Feliz a todos eles neste dezembro de 2017”, discursou o parlamentar, destacando também a concessão de um vale-medicamento aos funcionários aposentado.
De acordo com o segundo vice-presidente da Aleam, o vale-alimentação extra sempre foi concedido normalmente aos servidores, mas havia sido suspenso durante o último ano da gestão do deputado Josué Neto (PSD) por causa da crise orçamentária do Poder. “O deputado Josué enfrentou a crise, tendo problemas orçamentários que lhe impediram de conceder o benefício que, entretanto, agora é resgatado pelo deputado David Almeida”, disse Belarmino.
Medalha Ruy Araujo
O plenário da Aleam aprovou, nesta terça, projeto de resolução de autoria do deputado Belarmino Lins outorgando a Medalha Ruy Araujo ao coronel Fernando Paiva Pires Júnior, oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Com 29 anos de serviço na carreira militar, o coronel é  formado em Direito e pós-graduado em Gestão Ambiental.

O homenageado também exerceu funções como Chefe do Estado Maior (Chem) e foi também o primeiro comandante do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente, comandante do Batalhão de Bombeiros Especial (BBE) e agente de Corregedoria do CBMAM, na Secretaria de Segurança Pública (SSP).