9 de dezembro de 2017

NEPOTISMO - MPE pede a 'demissão' de Betinha Valeiko, esposa do Prefeito Turista de Manaus e novo palestrante do Brasil.

MANAUS - O Ministério Público do Amazonas enviou ao prefeito e presidenciável tucano Arthur Virgílio Neto, esta semana,  recomendação para que ele exonere a primeira-dama de Manaus, Elisabeth Valeiko, da presidência do Fundo Social de Solidariedade (FSS).
“Betinha”, como é conhecida, foi nomeada pelo marido no dia 22 de maio, com salário de R$ 15 mil. Para o MP, o ato de nepotismo está evidente, já que ela não reúne a qualificação necessária para atuar na pasta. O pré-candidato à Presidência pelo PSDB tem 15 dias para responder ao MP. 

Vale ressaltar que a dita secretaria é vista dando expediente nas viagens infinitas do prefeito.

Em Família   Em 2017, Arthur Virgílio Neto decidiu entregar à família o comando da Prefeitura de Manaus. Nomeou o filho, Arthur Bisneto, como chefe da Casa Civil, e deu à esposa, Elisabeth Valeiko, poderes para dar ordens a secretários. Alguns gestores pediram exoneração por causa de “Betinha”. Outros foram “demitidos” por ela. 
Jurisprudência  O pedido de demissão só não alcança o deputado federal licenciado Arthur Bisneto porque o MP avalia, a partir de entendimento do STF, que em se tratando de cargos políticos, como a Casa Civil, qualificação e experiência descaracterizam o nepotismo.  Bisneto é parlamentar há 14 anos. Já “Betinha”, titular de um fundo social, é arquiteta. 
Fonte: Acrítica