9 de janeiro de 2018

O Deputado Estadual do Amazonas Platiny dispensa recesso e visita municípios da BR-319 e 230

AMAZONAS - Os municípios e comunidades que estão às margens da BR-319 e 230 receberão entre os dias 9 e 16 de janeiro, visita do presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Revisão Territorial da Assembleia Legislativa, deputado Platiny Soares (DEM), que continuará as atividades de mapeamento das ações necessárias para reestruturação das rodovias.

De acordo com o parlamentar, a viagem que começa nesta terça-feira (9), partindo do Porto da Ceasa, contará com a estrutura do Grupo de Trabalho, formado no seio da Comissão.

 “Temos profissionais empenhados diariamente na causa. Comigo, eles são responsáveis por levantar dados técnicos e desenvolver as ações, que levamos até Brasília, onde temos encampado um trabalho sério, pelo fim do impasse que prejudica o Amazonas”, explicou Platiny Soares.

A comitiva passará por municípios e comunidades do Amazonas, como Careiro Castanho, Manicoré, Distrito de Santo Antônio do Matupi, Apuí, Humaitá e pela vila de Realidade.

Audiência Pública

A necessidade e possibilidade da criação do Distrito de Realidade e assuntos relacionados à pavimentação da BR-319 serão debatidas em Audiência Pública, realizada pela Comissão de Assuntos Municipais e Revisão Territorial da Assembleia Legislativa, na comunidade no próximo dia 12 de janeiro.

O evento acontecerá na Igreja São Francisco de Assis, a partir das 10h. Também serão abordados pelo presidente da Comissão, deputado Platiny Soares, os aspectos fundiários e ambientais que afetam a população da localidade.

“Entendo que a Vila preenche os requisitos necessários para se tornar um Distrito. Esse será um grande passo para a população local, que terá acesso aos benefícios estruturais que esse reconhecimento possibilita”, enfatizou Platiny Soares.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para que uma localidade vire Distrito, é necessário que um Projeto de Lei seja aprovado pela Câmara Municipal, a partir daí, ele estará apto a receber Agência Bancária, Agência do Correios, Cartório de Oficio e Registros Civil e até verbas específicas.

Foram convidados o prefeito do município de Humaitá, ao qual pertence à comunidade, além de vereadores, líderes comunitários e moradores locais.

União de Esforços

As atividades do Grupo de Trabalho, capitaneado pelo deputado Platiny Soares, e que percorrerá os municípios amazonenses ao logo das BR-319 e 230, terminará com a participação na Diligência que será realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, que será representada pelo vice-presidente senador Acir Gurgacz (PDT/RO).

O objetivo do grupo é verificar as obras de manutenção e a trafegabilidade das rodovias nas condições do inverno amazônico.

“O senador Acir Gurgacz é um símbolo de luta pelo fim desse impasse. Tenho tido conversas muito positivas com ele, firmamos um diálogo de união e essa diligencia marca esse momento. Tenho certeza que nossos esforços não serão em vão”, comentou Platiny Soares.

Cronograma da Diligência

Dia 15 de Janeiro- Porto Velho-Humaitá

15h Concentração para saída da diligência no Pátio da Rede TV

Dia 16 de Janeiro- Humaitá/Manaus

5h Saída de Humaitá

Dia 17 de Janeiro- Chegada Manaus





Imagens: Fábio Romão/Assessoria de Imprensa