10 de fevereiro de 2018

Concurso do Rei Momo e Rainha do Carnachoeira anima o 1° dia em Presidente Figueiredo.

AMAZONAS - Ao som do samba tradicional das marchinhas e muito forró, a Terra das Cachoeiras oficializou seu grito de carnaval neste sábado (11), com a presença de milhares de pessoas, em sua maioria, vindos da capital, para aproveitar o feriado em Presidente Figueiredo.
O concurso que elegeu o Rei Momo e Rainha do Carnachoeira foi a principal atração da primeira noite, animando os foliões presentes. A segurança da festa foi plenamente assegurada pela equipe do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-PF).

A Praça da Cultura foi o local escolhido para dar início aos festejos do Carnachoeira 2018. Quatro atrações musicais devem passar pelo palco até o início da manhã de domingo (11). A escolha oficial da Rainha e do Rei Momo desta edição mexeu com o público que, em torcidas organizadas, sacudiu a praça. É a primeira vez que os homens participam do concurso. 

Quatro casais disputaram os títulos, mas em meio a muito brilho e samba no pé, foram Ju Trindade e Eglisson Gomez, representantes do bloco “Tô gostando dela”, que saíram vencedores. A premiação teve direito a faixa e coroação, além de três mil reais em dinheiro. 

Conscientização

Conectando pessoas de todas as idades e tribos, o evento também foi oportunidade de conscientizar sobre a criminalidade do abuso infantil. Com o tema “Trabalho infantil não é folia: proteja nossas crianças e adolescentes”, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, esteve em ação direcionada ao público da festa, até mesmo em pousadas do município, para alertar sobre esse tipo de crime.

A ação, que dialoga por meio de orientações e material informativo, também tem como estratégia orientar a respeito de exploração sexual de crianças e adolescentes, com o objetivo de diminuir os casos no município. A iniciativa deve seguir até o final do feriado.

Festa segura

A segurança pública no local também foi destaque positivo durante o evento que, mesmo recebendo milhares de pessoas, não registrou nenhuma ocorrência policial ou qualquer tipo de desordem pública. Policiais civis, militares, rodoviários e federais, além do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, estiveram envolvidos na operação de segurança aos foliões que fizeram a cidade pulsar através de ritmos e cores. O CICC local, que foi implantado no ano passado, tem sido o principal eixo da segurança no município, principalmente em época de festas.

“Conseguimos realizar uma linda noite de comemoração, com lazer de qualidade para fazer jus ao melhor carnaval do Amazonas, o nosso Carnachoeira. Toda a equipe envolvida na produção desse evento encerrou a noite com sensação de dever cumprido à nossa comunidade. Os próximos dias devem ser ainda melhores.”, destacou o prefeito de Presidente Figueiredo, Romeiro Mendonça.

A estimativa é de que o segundo dia do Carnachoeira 2018 alcance um número ainda maior de público. Neste domingo (11), além das atrações musicais que se apresentam a partir das 10h da manhã, na Corredeira do Urubuí, a festa também contará com o desfile dos tradicionais blocos de rua. Ao todo, oito blocos divididos em Grupo A e Grupo Especial, começarão a tomar as ruas de Presidente Figueiredo a partir das 17h. A saída deve ocorrer na avenida Aquariquara, esquina com a avenida Sucupira, no Centro, com destino a Praça da Vitória, palco da segunda noite de festa.

Na segunda-feira (12), o repertório de Dorgival Dantas, que une forró e letras românticas famosas em todo o país, promete prender a atenção do público, a partir das 23h, na Praça da Vitória.

Fique por dentro da programação dos próximos dias de Carnachoeira 2018:


- Domingo (11/02) | Dia | Urubuí

10h: Dj DS Inabalável;
11h: Garbene do Arrocha;
13h: Banda Filho da Fruta;
15h: Banda Forró Na Moral;
17h: Fim da Festa;

- Domingo (11/02) | Noite | Praça da Vitória

17h30: Concentração dos Blocos;
18h20: Desfile dos Blocos;
19h30: Intervalo;
20h30: Desfile do Grupo Especial;
0h: Bateria da Reino Unido;
1h: Segura Pizada;
3h: Edu Guedes;
5h: Fim da Festa;

- Segunda-feira (12/02)| Dia | Urubuí

10h: Dj DS Inabalável;
11h: Banda Frente de Casa;
13h: Banda Forró Na Moral;
15h: Banda Badawera;
17h: Fim da Festa;

- Segunda-feira (12/02) | Noite | Praça da Vitória

20h: Anúncio do Bloco Vencedor;
21h: Rodrigo Raniely;
23h: Dorgival Dantas;
01h: Rabo de Vaca;
03h: Rogerinho;
05h: Fim da Festa;

- Terça-feira (13/02) | Noite | Balbina

21h: Forró Na Moral;
23h: Rodrigo Raniely;
01h: João Victor e Rodrigo;
03h: Rabo de Vaca;
05h: Fim da Festa;


Fotos: Weglesson Gomes