22 de maio de 2018

Reconhecimento de Estado livre de febre aftosa começou no governo David

AMAZONAS - O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSB), comemorou nesta terça-feira (22), o fato de o Estado ter recebido, em Paris, na França, o reconhecimento internacional de área livre da febre aftosa, sem vacinação.
Ele lembrou que, ao contrário do que o atual governo tem dito, os trabalhos iniciados pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), na gestão do deputado Sidney Leite foram concluído na gestão de Dedei Lobo, durante o seu governo interino (maio a outubro de 2017).


David fez questão de esclarecer como se deu a concessão do título de Estado de livre de febre aftosa, porque o governo distribuiu conteúdo informando que o processo deu nos últimos sete meses da atual gestão. “Este trabalho começou a ser construído desde quando o deputado Sidney era secretário e foi consolidado com Dedei. Na nossa curta gestão como governador interino, conseguimos o certificado que declarou o Amazonas livre da febre aftosa com vacinação. Inclusive, assinamos os termos que foram objeto dessa certificação final”, pontuou.


O presidente da Aleam disse ainda que recebeu o convite pelas mãos do representante do Ministério da Agricultura (Mapa), para participar do evento em Paris, que acontece nesta terça-feira, no qual, inclusive seria um dos homenageados. Mas, devido às agendas de trabalho no Amazonas, lamentou não poder ir à capital da França participar da solenidade.


“Em função de meus compromissos no Amazonas, infelizmente não pude me fazer presente no evento tão importante para nosso Estado. Mas, fico honrado pelo convite, pois foi justamente em nossa curta gestão que o Amazonas recebeu o status de área livre da febre aftosa com vacinação, em agosto de 2017”, ressaltou.


O evento em Paris, realizado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), vai reunir representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), entre outras autoridades e representantes do segmento agropecuário.