5 de junho de 2018

Alessandra Campelo cobra proteção a pessoa idosa em evento na Aleam

AMAZONAS - A deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) cobrou mais investimentos na rede de proteção à pessoa idosa tanto na capital quando no interior.
  O pronunciamento aconteceu durante o 3º Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, realizado na manhã desta segunda-feira (4), no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Em sua fala na abertura do evento, a presidente da Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso lamentou o aumento da violência institucional praticada pelo próprio Poder Público contra as pessoas idosas. O principal ponto questionado por Alessandra foi o precário atendimento na saúde, mas ela também citou a falta de delegacias do idoso no interior, as calçadas inadequadas e o sistema de transporte coletivo deficiente em relação às necessidades do segmento.

“Além do aumento da violência física que a gente tem visto na nossa cidade e no interior do Estado, tem também a violência institucional já que o idoso não consegue ter acesso à saúde, não consegue ter acesso a cirurgias, a exames e o atendimento básico nas unidades controladas pelas prefeituras e pelo próprio Estado. Essa violência institucional a gente precisa debater  incansavelmente, trazer aqui para a Casa Legislativa, que é a Casa do Povo, e reforçar a legislação para garantir que os idosos sejam atendidos”, disse Alessandra.

O seminário foi uma realização do Fórum Permanente do Idoso do Amazonas (Fopi-AM), com apoio dos deputados Luiz Castro (Rede) e Alessandra Campêlo, via Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso. O deputado José Ricardo Lula (PT) também prestigiou a abertura do evento e reforçou a luta em defesa da melhoria da rede de proteção à pessoa idosa no Estado.