23 de junho de 2018

Amazonino Mendes, Arthur Neto e David Almeida divulgam Nota de Pesar pelo falecimento em São Paulo do Empresário José dos Santos Azevedo do grupo TV Lar

AMAZONAS - O governador do Amazonas, Amazonino Mendes, lamenta, com profundo pesar, a morte de José dos Santos Azevedo, neste sábado (23/06), e presta condolências a familiares e amigos deste que foi um grande empreendedor e fomentador do desenvolvimento da economia do Estado, sobretudo no setor comercial.


Além de um empresário de destaque, responsável por conduzir com competência o grupo TV Lar, renomada rede do varejo amazonense com 54 anos de existência, José Azevedo marcou sua trajetória como liderança empresarial. Presidiu a Associação Comercial do Amazonas e a Câmara de Dirigentes Lojistas, contribuindo para o fortalecimento do setor comercial.

Nascido em Portugal, também foi cônsul honorário daquele País. No Amazonas, construiu um sólido empreendimento e constituiu família, a quem Amazonino Mendes manifesta sua solidariedade neste momento de profunda dor.

Na certeza que o Amazonas perde um grande líder empresarial, o governador do Amazonas reitera condolências e presta homenagem a José Azevedo, homem íntegro e a quem Amazonino nutria sentimento fraterno de amizade.

Prefeitura de Manaus
NOTA DE PESAR 

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, lamentam profundamente o falecimento do empresário José Azevedo, aos 84 anos, ocorrido neste sábado, 23/6, em São Paulo, e solidarizam-se neste momento de dor com os familiares e amigos.

O prefeito ressaltou que não só Manaus, mas o país perdeu um homem visionário que contribuiu fortemente para desenvolver tanto o comércio varejista na capital bem como em todo o Amazonas, por meio das lojas do grupo TV Lar, distribuídas na capital, interior do Estado e também em Roraima. 

José dos Santos da Silva Azevedo nasceu em 23 de Julho de 1933, na cidade portuguesa de Albergaria-a-Velha, vindo para o Amazonas, com a família, em 1934. Técnico em eletrônica e em contabilidade José Azevedo montou a primeira loja em 1964, especializada em componentes eletrônicos e de consertos em aparelhos de rádio, na rua Henrique Martins, Centro.    

Três anos depois, com a criação da Zona Franca de Manaus, Azevedo passou a importar televisores e aparelhos eletrônicos, entre outros produtos, como motores de popa, por exemplo, tornando-se uma das referências no comércio varejista de Manaus.

O empresário também era cônsul honorário de Portugal – o que lhe rendeu a Comenda da Ordem do Mérito, em 1987, pelo então presidente português, Mário Soares -, além de ter integrado a Federação Amazonense do Comércio (Fecomercio/AM), o Sindicato do Comércio Varejista no Estado do Amazonas (Sincovam) e a Associação Comercial do Amazonas (ACA).

José Azevedo morreu na tarde deste sábado, em São Paulo, onde fazia tratamento de saúde, vítima de uma embolia pulmonar.

Presidente da ALEAM David Almeida
NOTA DE PESAR

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado David Almeida, em nome dos 24 deputados e funcionários do Poder Legislativo, manifesta sincero pesar pelo falecimento, neste sábado, dia 23 de junho de 2018, do empresário José Azevedo, aos 84 anos, em São Paulo. O parlamentar solidariza-se neste momento de despedida com os familiares e amigos deste homem, grande empreendedor amazonense, dono da rede de lojas TV Lar.

Com a marca que construiu e expandiu no varejo amazonense, ao longo dos seus 54 anos de história, José Azevedo foi um grande nome na caminhada do fortalecimento do setor comercial do Estado. Com atuações marcantes, ele presidiu a Associação Comercial do Amazonas (ACA) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), além de ter integrado a Federação Amazonense do Comércio do Amazonas (Fecomercio-AM) e o Sindicato do Comércio Varejista no Estado do Amazonas (Sincovam).

Português, José Azevedo nasceu na cidade de Albergaria-a-Velha, no dia 23 de Julho de 1933, e veio para o Amazonas, com a família, no ano de 1934. Com sua essência empreendedora, o técnico em eletrônica e em contabilidade montou a sua primeira loja, em 1964, especializada no segmento de eletrônicos, na rua Henrique Martins, Centro, onde deu os primeiros passos da construção de um dos mais sólidos empreendimentos comerciais do Amazonas.

Por tudo que construiu e que representou na economia amazonense, David Almeida considera a partida de José Azevedo uma grande perda para o Estado, e reitera o grande exemplo que ele se tornou pelo legado de sucesso que deixou.