25 de junho de 2018

Jairo da Vical lança sua pré-candidatura a Deputado Estadual pelo AVANTE com a presença do ex-governador David Almeida

AMAZONAS - Na manhã de hoje, dia 25, o pré-candidato Deputado Estadual pelo AVANTE, Jairo da Vical, lançou sua pré-candidatura, no auditório de sua empresa localizado no Bairro Coonia Antonio Aleixo. Esteve presente o ex-governo do Amazonas David Almeida.

"Ex-vereador, empreendedor, um jovem com experiência, Jairo tem as qualidades que dão a ele a capacidade de ajudar na transformação da atual e difícil realidade que vive o nosso Estado. Jairo, meu amigo, que você tenha uma caminhada vitoriosa, rumo à mudança que o #Amazonas tanto precisa, disse David, na presença de cerca de 800 pessoas.

"O empresário garantiu que a sua pré-candidatura surgiu num momento onde o Estado do Amazonas, segundo ele, precisa se fortalecer politicamente e com mais representatividade na Assembleia Legislativa. Agradeceu seus amigos que participaram da reunião. Contou um pouco de sua vida na época que seu pai começou com uma combi e hoje é uma grande empresa no Amazonas (Vical Transportes), disse que tem o pai como espelho porque é honesto, integro , trabalhador e um grande Pai de FAMÍLIA. “ Quero voltar ser político e poder ajudar o povo do Amazonas” Finalizou Jairo da Vical



Jairo é ex-vereador de Manaus e muito atuante,  entre outras leis e projetos concluídos na capital, podemos destacar a Lei que obriga "Instalar Aparelhos Detectores de Metais" nas portas de acessos, em casas de shows e eventos de grande massa.

A Lei 359, de 11 de abril de 2014, que altera o 1º parágrafo da Lei 057, de 26 de junho de 2001, incluiu “casas de show, hipermercados e similares” no rol de estabelecimentos obrigados a instalar aparelhos detectores de metais nas portas de acesso, para evitar a entrada de armas de fogo, é de autoria do vereador Jairo da Vical (PROS), aprovada, sancionada e promulgada pelo prefeito Arthur Neto no dia 11 de abril.

Para o vereador, o projeto vai ao encontro da Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento) visando dar segurança às famílias que vão aos centros de compras e casas de shows, entre outros locais de grande aglomeração de pessoas.

A iniciativa deste projeto deve-se à necessária inclusão da instalação de detectores de metais nas entradas de acessos em estabelecimentos comerciais visando à segurança de seus usuários.

“Entendo que a prevenção é indispensável em razão de evidente lacuna no texto da Lei Promulgada e dos acontecimentos ocorridos e noticiados pela imprensa nos últimos meses, onde casas de shows foram palcos da violência urbana que domina os grandes centros do País, ceifando vidas daqueles que tinham apenas o desejo da pura e simples diversão”, destacou o parlamentar.
De acordo com o líder do PROS na Câmara Municipal de Manaus, a divulgação recorrente de ataques ao público nesses locais onde as pessoas procuram momentos de lazer e cultura tem demonstrado causar grande preocupação junto às autoridades em todas as esferas governamentais no mundo todo. A providência da instalação do detector de metais possibilitará retomar a tranquilidade aos frequentadores nessas casas e espetáculos em geral, principalmente com a proximidade da Copa do Mundo, onde haverá um aumento considerável do fluxo de turistas e o item segurança está sendo priorizado.

A equipe de seguranças desses estabelecimentos, por mais preparada que esteja não tem condições de identificar pessoas com algum distúrbio ou transtorno mais grave, e o detector de metais contribuirá para melhorar a segurança coletiva, relevando o item prevenção, ao evitar tragédias de grande porte, ao dificultar o acesso desses criminosos, que planejam seus alvos com antecedência e o som alto disfarça e confunde as pessoas que demoram a perceber o que está acontecendo e a ação em atingir o maior número de vítimas fica facilitada em detrimento da tomada de decisão da segurança.

“Tal providência estratégica é fundamental para impedir mais crimes dessa natureza que chocam toda a população que se sente vulnerável a esses ataques covardes e inesquecíveis para tantas famílias que perdem seus entes queridos, mas que pagam impostos e esperam enquanto cidadãos a garantia de uma segurança efetiva e preventiva”, avaliou o vereador.

O texto atual não inclui hipermercados, casas de shows e similares. A finalidade da inclusão desses locais de diversão é preservar a vida de quem frequenta tais estabelecimentos, reforçando a importância, a atenção e o cuidado com a integridade física e moral, uma vez que a falta de equipamentos de proteção são capazes de gerar lesões graves e à morte.