20 de junho de 2018

Operação da SSP-AM faz abordagens em ônibus do transporte público e percorre terminais de integração

AMAZONAS - Deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) na noite de sábado (17/06), uma nova fase da Operação Cavalo de Aço percorreu importantes corredores viários da capital amazonense e terminais de integração, e realizou abordagens em ônibus do transporte público.


“Temos todas as linhas mapeadas, com informações sobre os índices de assaltos, e fazemos um cruzamento de dados com o de outras fontes, como o Sinetram, para montar nossas operações nas ruas com ações integradas das forças de segurança. Neste sábado, o foco maior são os ônibus, especialmente aquelas linhas com maior incidência de assaltos”, afirmou o secretário de Segurança, coronel Anézio Paiva.

Ainda segundo o secretário, além das barreiras fixas, os policiais percorrem todas as zonas da capital amazonense e realizam abordagens surpresas a veículos. “Ao identificar atitudes suspeitas em ônibus do transporte público, os policiais fazem a abordagem e entram no veículo para verificar se está tudo bem. Se for necessário, é feita a intervenção com a prisão dos assaltantes”, explicou.

Terminais - O reforço nas operações ostensivas de fiscalização aos ônibus foi determinado pelo Coronel Paiva. Desde abril, a Polícia Militar está atuando em ação de reforço nos cinco terminais de integração da capital amazonense, entre 5h e 8h, e entre 17h e 19h.

“Também temos a Operação Catraca, da Polícia Militar, percorrendo grandes corredores viários como as avenidas Grande Circular e Torquato Tapajós. Enquanto houver ônibus circulando, os policiais estão em operação, diuturnamente”, disse Paiva. Paralela às operações da PM, a Polícia Civil atua nas investigações para a elucidação dos crimes.

Aplicativo - Em maio, a SSP-AM lançou o aplicativo Aviso Polícia, dedicado inicialmente à prevenção de assaltos aos ônibus do transporte público. O app está disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS e funciona como um botão do pânico, permitindo o rastreamento em tempo real da ocorrência, garantindo o atendimento pelas equipes policiais.

Reforço no fim de semana - Na noite da última sexta-feira (15/06), as forças de segurança pública do Estado realizaram uma ação integrada com barreiras de fiscalização em todas as zonas de Manaus e incursões em áreas para apurar denúncias de tráfico de drogas.

Foram abordados 991 veículos, entre carros, motocicletas e ônibus, com apreensão de 11 carros e 31 motos, além da prisão de um homem com mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado.

Durante a Operação Cavalo de Aço, 563 carros, 428 motos, 21 táxis, 19 mototáxis, 17 ônibus e 1625 pessoas foram abordadas nas barreiras de fiscalização. Além disso, seis bares foram fechados e houve 83 notificações pelo Corpo de Bombeiros.