23 de julho de 2018

Após chamar o Prefeito de "Mentiroso Contumaz", em 2016, Omar Aziz se humilha nas redes sociais e consegue o apoio de Arthur Neto

MANAUS - Após a pernada que pegou de Amazonino Mendes, o Prefeito de Manaus, anunciou em seu Facebook o apoio a candidatura de Omar Aziz, ao Governo do Amazonas.

"Escrevo após o expediente, porque não misturo política com meus deveres de gestor público. Respondo, neste momento, ao pronunciamento do senador Omar Aziz, pré-candidato ao governo do estado, a mim dirigido. Em seu documento, Omar relembra amplos momentos de ação conjunta, unindo seu mandato de governador ao meu de prefeito, entre 2013 e meados de 2014. Nesse período, promovemos significativas ações, já enumeradas pelo senador, valendo ressaltar que, em oito meses apenas, disponibilizamos água para 562 mil pessoas, nas zonas norte e leste da cidade. Foram momentos de harmonia e construção, a serviço dos manauaras. Declaro, então, que meu candidato será Omar Aziz. Todos sabem que nossa cidade, hoje, é admirada no Brasil inteiro por sua independência e por suas contas exemplarmente ajustadas. Neste verão, contamos com R$ 320 milhões de recursos próprios, para obras de drenagem macro e micro, tapa buracos, recapeamento e pontes. Apesar dessa autossuficiência, uma cooperação saudável e verdadeira será muito bem recebida pelo meu povo. Nada contra os demais candidatos, tudo a favor de Manaus e de ações conjuntas com o governo estadual, que não sejam fantasia, promessas vãs e engodo. Não peço nada para mim. Aceito, isto sim, a colaboração justa, que é direito de Manaus. É direito da nossa gente. Afinal, somos a cidade-estado que hospeda os governadores e está cansada da indiferença para com ela. Manaus exige o respeito que lhe é devido e que lhe tem sido negado. Em outubro, Manaus soltará seu grito.

Prefeito Mentiroso Contumaz
Na reta final da disputa pela prefeitura de Manaus, a rivalidade ultrapassou a esfera dos candidatos e atingiu também os principais articuladores das campanhas. O prefeito Artur Neto (PSDB), que tenta a reeleição, pegou carona em uma operação da Polícia Federal deflagrada na semana passada e levou ao seu programa partidário acusações de corrupção contra o atual governador do Amazonas, José Melo (Pros), e o seu antecessor, Omar Aziz (PSD). A propaganda política foi dedicada a arrastar os dois antigos aliados de Neto para o centro de um escândalo que provocou um rombo de 110 milhões de reais nos cofres do estado, conforme as investigações.
Ao site de VEJA, o senador e ex-governador Omar Aziz reagiu à investida e subiu o tom contra o atual prefeito: “Ele está mentindo. Alias, é um mentiroso contumaz”, disse.
Omar sustenta que as fraudes investigadas no âmbito da Operação Maus Caminhos aconteceram quando já não era mais governador – ele deixou o cargo em abril de 2014, mesmo mês em que as irregularidades, conforme a PF, tiveram início. O esquema de corrupção se dava por meio de desvios de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas.
“O Artur é conhecido tanto aqui quanto aí fora pela intempestividade. Quem está folgado na frente e ganhando a eleição, como ele diz estar, não entra nesse tipo de coisa. Teria de mostrar [na televisão] o que ele realmente fez e qual legado está deixando para Manaus. Mas, infelizmente, não tem o que mostrar”, afirmou Omar Aziz. “Ele quer passar a impressão de que está acima do bem e do mal, quando não é verdade. As companhias, as práticas dele, não dizem isso”, continuou, em tom enigmático. “Ele sabe o que estou dizendo.”

Artur Neto e Omar Aziz caminharam juntos até a véspera da campanha, quando o prefeito, em um movimento inesperado, deu fim à aliança com a gestão estadual e uniu-se ao ex-governador Eduardo Braga (PMDB), até então um de seus principais rivais. Aziz critica o fato de o prefeito “esconder” Braga na corrida eleitoral – o senador figurou na propaganda pela primeira vez nesta quarta-feira – e, quase em um complexo de mulher traída, relembra o apoio que já deu a Artur no passado. “Lutei contra tudo e contra todos para que fosse aprovado um empréstimo de 500 milhões de reais do Banco Mundial a Manaus a pedido dele. O Artur foi para Brasília umas dez vezes comigo”, afirma.

Após estar na mira dos ataques de seu ex-aliado, Omar afirma estar surpreso com o comportamento do tucano. E revida: “Eu esperava que ele tivesse amadurecido. Mas não amadureceu. É o mesmo caso da fábula do escorpião, que pica aquele que o salvou. Ninguém muda a natureza do ser humano”.

Fonte: Veja