17 de julho de 2018

Diretoria de Saúde, irá realizar na próxima sexta-feira (20) campanha de vacinação contra o sarampo para os seus servidores.

AMAZONAS - A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Saúde, irá realizar na próxima sexta-feira (20) campanha de vacinação contra o sarampo para os seus servidores. A ação acontecerá no miniplenário Cônego de Azevedo, no horário de 8h às 12h, e será desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que disponibilizará 300 doses da vacina além de enfermeiros e técnicos.
A iniciativa é uma prevenção e controle, diante do surto da doença na capital amazonense. Segundo dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) até o dia 12 de julho, Manaus apresentava 317 casos confirmados da doença. No último dia 5 de julho a Semsa confirmou a morte de um bebê de sete meses em consequência da doença. Manaus tem ainda 2.225 casos sob investigação e aguardando resultados laboratoriais.
“Diante desse quadro epidemiológico, estamos unindo esforços com os sistemas de saúde municipal, estadual e federal para construirmos uma cobertura vacinal o mais ampla possível”, disse o diretor de Saúde, médico Arnoldo Andrade.
O diretor explicou que a Assembleia Legislativa, com total apoio do presidente David Almeida (PSB), já havia começado esse trabalho de prevenção e no último mês de junho havia imunizado 150 servidores com vacina H1N1, e a Tríplice Viral, que é a que protege do sarampo, rubéola e caxumba. “Porém, tivemos caso de sarampo dentro da comunidade interna da Aleam”, informou Andrade, o que fez com que a Diretoria de Saúde se mobilizasse para aumentar o número de servidores imunizados.
A gerente de Assistência Social, Socorro Oliveira explicou que a vacinação seguirá os critérios definidos pelo Ministério da Saúde (MS). Segundo o MS precisa ser vacinado pessoas de seis messes a 49 anos. Pessoas de 12 meses a 29 anos devem tomar a segunda dose e quem já se vacinou não precisa se vacinar novamente. “Durante a semana iremos visitar todos os setores da Casa, informando os servidores sobre a campanha e tirando qualquer dúvida sobre a vacina”, explicou Oliveira.