2 de agosto de 2018

Mário Bastos (PSD-AM) faz balanço de um ano de mandato

AMAZONAS - O deputado estadual Mário Bastos (PSD) completou no dia 19 de maio de 2018, um ano de mandato. Ele que assumiu como titular na vaga do deputado Bosco Saraiva (PSDB), eleito vice-governador na chapa de Amazonino Mendes, nas eleições do ano passado e comemora o saldo positivo de sua atuação levando em consideração o período meteórico em relação a um mandato completo.


Logo nos primeiros 110 dias de seu trabalho como parlamentar o deputado Mário Bastos levou atendimento para mais de mil pessoas no período, por meio do “Gabinete do Povo”, um projeto que ele mesmo criou e desenvolve deste o tempo em que era vereador (2005/2012).

Com quatro emendas parlamentares e 11 projetos de Lei, o parlamentar continua apostando no acerto da proposta de estar junto à população para a realização do diagnóstico real de seus problemas e reivindicações, porque segundo ele, torna mais fácil o contato do representante do povo com o próprio povo representado. “Um representante tem que estar próximo e sentir as necessidades e ansiedades da população, de uma comunidade ou um grupo social para levar as reivindicações aos governantes e garantir que os cidadãos possam continuar vivendo dignamente”, afirma Bastos.

Nesse projeto, o deputado Mário Bastos faz visitas ao interior e na  com seu “Gabinete Itinerante” e a comunidades da capital, recebendo as reclamações e transformando-as em requerimentos e leis segundo as necessidades específicas de cada localidade, principalmente aquelas que, segundo ele, estão mais isoladas das ações do poder público.

Mário Bastos detalhou que em um ano de mandato visitou 125 Comunidades, 48 Municípios (contando com os retornos aos locais visitados), 262 Bairros e atendeu aproximadamente mais de cinco mil e quinhentas pessoas apenas nos atendimentos externos, sem contar com os atendimentos em seu próprio gabinete, na Aleam, que acontecem periodicamente  durante a semana. 

“Tivemos um tempo curto para trabalhar mas estamos utilizando cada segundo para ouvir atender as demandas, realizar requerimentos e procurar fazer um  Raio X dos problemas e da realidade de cada uma dessas pessoas para que possamos trazer melhorias na qualidade de vida  desse povo que tanto padece. Meu trabalho enquanto político é atender à população e para isso não medimos esforços”, garante Mário Bastos.

Comissão de Cultura
Atualmente, Mário Bastos ocupa a presidência da Comissão de Cultura e participa como membro  das comissões de Meio Ambiente e Movimento Sustentável; Ciência e Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação; de Obras, Patrimônios e Serviços Públicos; Comissão da Mulher, Família e do Idoso; e Comissão da Biodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás Energia e Saneamento; Comissão da Promoção dos Direitos e Deveres das Crianças, Adolescentes e Jovens.

Como presidente da Comissão de Cultura o político tem dado sua contribuição para o fortalecimento,  criação de projetos e efetivação ao desenvolvimento de políticas culturais em prol da divulgação valorização e ampliação do acesso à cultura no Amazonas.

Durante esse período, a comissão tratou sobre a obrigatoriedade de conter a classificação indicativa em exposições, amostras, exibições de arte e eventos culturais no Estado do Amazonas; reconheceu como Patrimônio Cultural de Natureza Material do Estado do Amazonas o “Canteiro Central da Avenida Parque”, localizado no município de Itacoatiara; declarou como Patrimônio Cultural do Estado do Amazonas, de Natureza Imaterial, o evento cultural “Boi de Rua”; o Festival do Peixe Ornamental de Barcelos como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas; o “Carnaval de Educandos”; o Concurso Miss Amazonas e também  instituiu no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Amazonas, o Festival Canta Tarumã. Além disso, também realizou por meio do requerimento de sua autoria, a Sessão Especial destinada a homenagear o  Bairro Praça 14 de Janeiro, pelos seus 133 anos de existência e também uma homenagem ao  músico e compositor amazonense Rosivaldo Cordeiro, pelos relevantes trabalhos realizados em prol do desenvolvimento cultural do Estado. Ainda neste período, realizou ainda a entrega do documento de outorga de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas à Banda Blue Birds, no palco do Teatro Amazonas. O projeto foi subscrito por Bastos.

Biografia
O deputado Mário Bastos, nasceu em Manaus no dia 23 de fevereiro de 1959. É casado, cristão evangélico, pai de quatro filhos, servidor público federal de carreira do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama-AM). Foi Coordenador de Fiscalização da extinta Superintendência do Desenvolvimento da Pesca no Amazonas. Exerceu dois mandatos de vereador pelo Partido Republicano Progressista (PRP), na cidade de Manaus, na 14° e 15° Legislatura nos anos de 2005 a 2012, foi Terceiro Secretário Da Mesa Diretora, Presidente Da Comissão De Meio Ambiente e Presidente do Diretório Municipal do Partido. Ex-Ouvidor Geral do Governo Estadual de 2011 a 2013. Atualmente exerce o mandato de Deputado Estadual interinamente, pelo Partido Social Democrático com 14.701 votos.

Texto e Foto: Assessoria do Deputado