5 de agosto de 2018

O Mito Bolsonaro anuncia general Mourão como vice

BRASIL - O deputado federal e Mito da Direita, Jair Bolsonaro (PSL), anunciou neste domingo (5) o nome do general da reserva Hamilton Mourão (PRTB) como seu vice na chapa para concorrer à presidência da República. No início da tarde, o PRTB formalizou a aliança.


Pela manhã, Bolsonaro participou da convenção do PSL estadual no Clube Guapira, na Zona Norte de São Paulo.
O anúncio foi feito após pelo menos três tentativas de Bolsonaro para encontrar um vice e que não deram certo. Mourão foi a quarta opção de Bolsonaro para a candidatura à vice-presidência na chapa. Antes, ele sondou oficialmente o senador Magno Malta (PR), o general Augusto Heleno, do PRP e a advogada Janaína Pachoal. Todos recusaram o convite.

O nome de Hamilton Mourão não havia sido mencionado por Bolsonaro como uma opção durante a entrevista concedida à GloboNews na última sexta (3).
“Ou vai ser a senhora Janaína Paschoal, ou o senhor príncipe Luiz Philippe de Orleans e Bragança”, afirmou o candidato. “A gente pensa em um 'plano B'. No momento, o 'plano B' é o príncipe."

No discurso deste domingo, Bolsonaro agradeceu Janaína e também o príncipe Luiz Philippe. Janaína alegou questões familiares e recusou neste sábado (4) o convite para ser vice de Jair Bolsonaro (PSL) na disputa presidencial.

Em nota, o PRTB disse que "o general Hamilton Mourão está confirmado como vice de Jair Bolsonaro na corrida à presidência da República".

Ex-comandante na Região Sul
Antonio Hamilton Martins Mourão é gaúcho de Porto Alegre, tem 64 anos. Entrou para o Exército em 1972 e ficou na ativa até fevereiro de 2018.

Ele ganhou notoriedade em outubro de 2015, quando estava no Comando Militar do Sul. Ele tinha feito críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff e dito, durante uma palestra no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) em Porto Alegre, que é preciso um "despertar para a luta patriótica" como saída para crise política do país.
No dia 20 de outubro daquele ano, a frase foi publicada em reportagem da "Folha de S. Paulo" – parte da palestra já havia sido relatada pelo jornalista Tulio Milman, no jornal "Zero Hora".