24 de agosto de 2018

Omar promete contratar quatro mil policiais nos próximos quatro anos caso eleito


O senador e candidato a governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), disse que vai realizar concurso público para a contratação de quatro mil policiais nos próximos quatro anos. A afirmação foi feita, nesta sexta-feira (24), durante debate da TV Em Tempo. O tema abordado durante debate, que reuniu cinco candidatos, foi segurança pública. Esse é o segundo debate de que o candidato participa.

“Vamos fazer concurso e reforçar o policiamento ostensivo na capital e no interior do Estado. O investimento também será feito em novas tecnologias que contribuirão com as ações de inteligência das forças de segurança do Amazonas”, afirmou o senador.

Omar Aziz disse que o programa que será implantado quando ele for governador, o Ronda Total, não será apenas uma ação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas um projeto que envolverá as secretarias de Educação, Esporte, Cultura e Assistência Social. A ação integrada será a base do trabalho preventivo no combate aos altos índices de violência que assolam o Estado. “É um programa que vai fazer a transversalidade dentro do governo. Vamos ocupar os espaços com áreas de lazer para que esses jovens possam ter um caminho diferente”, afirmou Aziz.

Em parceria com a inciativa privada, Aziz irá implantar o programa Primeiro Passo que dará oportunidade de emprego e renda aos jovens que estão saindo das universidades, cursos técnicos e ensino médio. Durante o período de um ano, o Estado pagará 50% do salário desses profissionais e a outra metade será paga pela instituição parceira. “Vamos  dar oportunidades aos milhares de jovens que estão sem nenhuma perspectiva de trabalho”, acrescentou.

SISTEMA PRISIONAL – Questionado sobre qual investimento irá fazer nas unidades prisionais, Omar lembrou que a superlotação nos presídios também é ocasionada pela falta de julgamento dos processos, e que a construção de presídios é uma necessidade, mas não a solução. “Vamos agir em conjunto com a Defensoria Pública, Ministério Público e a Justiça para agilizarmos o julgamento dessas pessoas. Existe um número enorme de processos que não foram julgados ou analisados. Não é aumentando o número de presídios que nós vamos resolver o problema da segurança pública”, completou.

Ao finalizar sua participação no debate, o senador afirmou que o crime atua organizado enquanto o Estado está desorganizado, sobretudo pela falta de autoridade do atual governo. “Não há planejamento para a segurança pública. As ações estão sendo, claramente, feitas de improviso. Essa é uma perda para a sociedade e para os cofres do Estado, pois há gastos desnecessários e que não trazem resultados”.

FOTOS: Alex Pazuello.