21 de março de 2019

Maré alta invade áreas do centro de Belém

Por volta das 22h desta quarta-feira (20), o canal da Avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Umarizal, estava em seu nível mais alto. Próximo dali, na Avenida Marechal Hermes, as duas pistas também foram tomadas pela água, tudo em virtude da maré alta registrada nesta noite, que atingiu seu pico às 23h17, com 3,6 metros de altura. 
Na área do mercado do Ver-o-Peso, a maré alta se mostrou mais forte que na noite da terça-feira (19). Desde o cruzamento da Boulevard Castilho França com a Avenida Portugal, até a Feira do Açaí, as pessoas tiveram que lidar com pontos de alagamento.
Na Feira do Acaí, carregadores e compradores de açaí improvisaram rampas nos barcos sobre as águas elevadas da Baía do Guajará para o transporte do produto para o cais. A dificuldade foi maior que a veriificada na terça à noite.
Na pedra do Ver-o-Peso, vendedores de peixe aguardaram pela descida da maré para poder trabalhar. Muitos ficaram ilhados no entorno do Mercado de Peixe, na aBoulevard Castilhos França.
"Só podemos trabalhar depois que a água baixar; tem que ter paciência", ressaltou Antônio Magno da Conceição, 52 anos, há 30 anos vendendo peixe no Ver-o-Peso