21 de março de 2019

Polícia Militar realiza formatura de 19 novos ciclopatrulheiros

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) formou 19 novos ciclopatrulheiros. Eles passam a reforçar as equipes que atuam no Passeio do Mindu, no Centro Social Urbano (CSU) do Parque Dez, Parque dos Bilhares, na zona centro-sul; na Vila Olímpica, zona centro-oeste; e no calçadão da Ponta Negra, na zona oeste. A cerimônia de formatura ocorreu, nesta quarta-feira (20/03), na Ponta Negra. Os policiais foram capacitados durante o 3° estágio básico de ciclopatrulhamento. Agora, 40 policiais militares compõem as equipes de ciclopatrulheiros.


O subcomandante da PMAM, coronel PM Disney de Lima Brilhante, destacou que os 19 novos patrulheiros vão atuar com maior agilidade e rapidez na prevenção de crimes e no atendimento de ocorrências. "Os policiais militares foram capacitados para combater o crime em bicicletas conforme demanda de policiamento”, destacou o subcomandante.

“Nós já estamos atuando em locais específicos, de acordo com a mancha criminal”, explicou o comandante da Ciclopatrulha, capitão PM Roberto Vieira, em relação aos locais de atuação das equipes. Ele disse, também, que os primeiros estágios duraram 77 horas. Nesta 3ª turma, a carga horária foi de 111 horas.

Houve instrução com quadriciclo, de tiro, de técnica de abordagem, embarque e desembarque, policiamento comunitário, instrumentos de menor potencial ofensivo (gás lacrimogênio e spray de pimenta, por exemplo), proteção pessoal e técnicas de manutenção da bicicleta.

A cabo PM Roberta Magno é uma das novas ciclopatrulheiras. Ela declarou que sempre quis fazer parte desse efetivo e não abriu mão da oportunidade. "A ciclopatrulha vem se tornando um forte instrumento de atuação da corporação no combate aos crimes. Suas características nos permitem ter uma maior agilidade e chegar mais rapidamente onde viaturas não conseguem adentrar, transpondo obstáculos e percorrendo terreno acidentados", disse. Para ela, o patrulhamento em duas rodas traz benefícios ao próprio policial militar.