12 de março de 2013

PARABENS GOVERNADOR OMAR – RONDAS DOS BAIRROS VEIO PRA FICAR


CHUMBO GROSSO MANAUS, VEM A PUBLICO PARABENIZAR O GRANDE TRABALHO QUE O RONDA DOS BAIRROS FAZ NA CIDADE DE MANAUS E EM BREVE NOS INTERIORES DO AMAZONAS, COMO DIVULGOU O PRÓPRIO GOVERNADOR.


Doze municípios do interior do Amazonas terão a cobertura do programa ‘Ronda no Bairro’ até no final deste ano. A garantia foi dada pelo governador Omar Aziz (PSD), na manhã de ontem, durante evento de comemoração de 1 ano do programa.
De acordo com o governador, o município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) está entre os que se preparam para receber o programa, que também deverá chegar com prioridade aos municípios de Manacapuru, Coari, Tefé e Tabatinga, na região do rio Solimões; Itacoatiara e Parintins, no rio Amazonas; São Gabriel da Cachoeira, na região do rio Negro; Humaitá e Eirunepé, no rio Madeira; Lábrea, no rio Purus, e Boca do Acre, no Juruá.


Em comemoração ao primeiro ano do programa a Secretaria Executiva do ‘Ronda no Bairro’, em parceria com outros órgãos governamentais, organizou uma ação de cidadania, com vários tipos de serviços para a população da Zona Norte. O evento aconteceu no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na Zona Norte. Além do governador, estavam presentes a presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), primeira-dama Nejmi Aziz, e o vice-governador José Melo, entre outras autoridades.
Durante o evento foi apresentado um balanço do programa, que aponta a redução de 25,4% no número de ocorrências policiais em Manaus em 2012, em comparação com o ano anterior. De acordo com o balanço, em 2012 foram registradas 32.962 ocorrências, contra 44.200, em 2011.
Para o governador Omar Aziz, os números refletem os altos investimentos e as mudanças ocorridas no policiamento da capital a partir da implantação do programa. “Os resultados indicam que estamos no caminho certo, mas é preciso melhorar cada vez mais, e para isso precisamos do apoio da população”, observou.
Baseado no conceito de segurança comunitária, com a forte presença do policiamento nas ruas e na prevenção ao crime, o ‘Ronda no Bairro’ começou a ser implantado em 16 de fevereiro do ano passado pela Zona Norte.
O programa exigiu grandes investimentos do governo do Estado em infraestrutura, equipamentos, aquisição de novas tecnologias e viaturas, além de aumentar o efetivo das polícias, conceder melhorias salariais e capacitação para os policiais. “O segredo foi investir não apenas em infraestrutura e equipamentos, mas também na valorização do homem e da mulher policial”, ressaltou Omar.
Os investimentos do governo do Estado em segurança pública, somente em 2012, ano de implantação do “Ronda no Bairro”, chegaram a R$ 1 bilhão.