27 de junho de 2014

Mais uma praça em Manaus abandonada – Conjunto Santos Dumont – Bairro da Paz - Manaus

Levando em consideração uma Prefeitura que tem uma Secretaria que so tem olhos para gogoboys do UFC, Chumbogroosmanaus apresenta mais uma praça de Manaus abandonada.

Secretaria de Esporte e Lazer e Juventude com a palavra, Prefeito Turista vamos trabalhar.

Um pouco da Historia do Conjunto Santos Dumont – Bairro da Paz
o início da década de 80, uma nova área pela via ilegal da invasão viria marcar o processo de crescimento da cidade com o surgimento do bairro Da Paz, a partir de uma área verde anteriormente pertencente ao Conjunto Santos Dumont, que atualmente faz parte do bairro, porém naquela época pertencia oficialmente ao Bairro de Flores.

Situado na zona centro-oeste, nas extremidades do bairro da Redenção e do conjunto Hileia I (pertence ao bairro Redenção), do conjunto Juruá (pertence ao bairro Alvorada) e também dos conjuntos Eduardo Gomes e Santos Dumont (que oficialmente pertencem ao próprio bairro Da Paz), está próximo ao centro geográfico da cidade, segundo dados da Implam (Instituto Municipal de Planejamento e Informática).
Após 24 anos de existência, o bairro da Paz vem aos poucos ganhando a mínima estrutura urbana, com serviços de água encanada, energia e pavimentação. Diferente do que era no princípio, onde em toda sua extensão de altos e baixos podia se notar barracos poucos convencionais e fugindo de qualquer regra arquitetônica cobertos de lonas e papelão ocupados por famílias que não tinham um lugar para morar. Fazem parte também do bairro diversos condomínios fechados ali situados e também o Conjunto Santos Dumont, inaugurado em 1981, muito antes da criação oficial do chamado Bairro da Paz. Em 1996, a partir do reordenamento da cidade feito pela Prefeitura de Manaus, o Conjunto Santos Dumont deixou de pertencer ao Bairro de Flores e foi incorporado ao Bairro da Paz, juntamente com todos os outros condomínios já existentes ali situados.
A exemplo da maioria dos habitantes de Manaus, os habitantes do bairro da paz também eram oriundos do interior.
No campo da diversidade religiosa, conta com 27 templos agregando católicos, evangélicos e um centro de umbanda. A infra-estrutura do bairro possui uma escola pública estadual, centro médico, associação de bairro e uma feira comunitária gerando empregos diretos e indiretos para os próprios comunitários.
Sua festa de aniversário acontece no dia 23 de outubro e sempre regada com muita festa organizada pelos moradores mais antigos.


 Fotos do abandono na principal praça do Conjunto Santos Dumont,