22 de julho de 2014

Chumbogrossomanaus analisa e comenta a Entrevista do Omar Aziz – Ex – Governador do Amazonas – Rádio Amazonas FM


Omar Aziz
iniciou a entrevista falando sobre o motivo da candidatura. Ele afirmou ainda possuir metas para contribuir para o desenvolvimento do estado, após atuar como secretário, vereador, vice-governador, além de vice-prefeito e governador do estado, em 2010.

Chumbogrossomanaus – Ou seja mamou todo esse tempo com Eduardo Braga e Amazonino e agora vem na cara de pau falar mau dos eternos patrões.

Omar Aziz
Sobre o tema Educação, o candidato disse que o investimento na carreira de professor é o caminho para se melhorar o ensino no Estado.
Afirmou que pretende contribuir para a valorização dos educadores. "Não adianta construir escolas se, muitas vezes, esses professores não estão aptos a passar a informação ao aluno. Não é só salário. O salário é componente da qualidade. Tem coisas que temos que discutir, e isso tem que ser nacionalmente. Você pode ter uma boa qualidade na educação independentemente se a escola tem um ar-condicionado ou não. Dependemos de algumas regras que a gente precisa ter coragem e discutir", disse. Outra meta, segundo ele, é buscar investimentos para a construção de mais escolas de tempo integral.

Chumbogrossomanaus  – deve ter sido a briga com a esposa que deixou o homem sem memória, foi na tua gestão Omar que nenhum professor recebeu aumento, foi na gestão dele que gastou milhões em propagando falando das obras das Escolas de tempo e Integral e dizia aos quatros cantos do Amazonas que a Educação tava uma maravilha.

Faz o seguinte Omar, toma Pílula do Mato com creolina e vai cagar.

Omar Aziz
Em relação à saúde pública, o candidato disse que pretende garantir tratamentos e prevenção eficazes. "Implantamos mamógrafos em todos os municípios, mas não basta essas mulheres descobrirem que têm um nódulo. Não adianta dar o diagnóstico sem oferecer a cura, e é esse o nosso grande desafio. Como senador temos que lutar por isso. A nossa alta complexidade é de R$ 144 per capital, nós recebemos 144 do SUS. O SUS repassa para o Amazonas. Para o estado do Acre é repassado R$ 220. Se sairmos de 144 para 220, teremos mais no nosso orçamento da saúde. Qual a diferença do cidadão que mora no Acre para o cidadão que mora no Amazonas? Nenhuma", argumentou.

Chumbogrossomanaus  – Pqp Omar na tua gestão faltou tudo na saúde, inclusive curativos, tivemos greves e mais greves e na tua gestão tivemos a maior terceirização de serviços públicos do Mundo.
Faz o seguinte anota a receita de novo – Pílula do Mato com creolina e vai cagar.


Omar Aziz
Sobre o Mais Médicos, Aziz afirmou que o programa é importante para garantir atendimento em localidades carentes de assistência, já que há falta de profissionais. "Você não obriga ninguém a se formar.
O Mais Médicos é um programa no interior que também existe na capital, onde você não tem médico. É importante sim. Sou a favor de trazer médico enquanto a gente não forma", disse.

Chumbogrossomanaus  – se não formou Omar tu foi culpado ou a UEA serve pra que. Cadê o dinheiro da UEA que tua gestão surrupiou. Você e culpado da Educação e Saúde do Amazonas esta no vermelho.

Omar Aziz
Questionado sobre infraestrutura, o candidato destacou a necessidade de investimentos na construção da BR-319, postos e aeroportos no estado. "O estado foi chamado a fazer estudos de impactos ambientes, e nós fizemos. Todos entregues. A presidente Dilma, quando esteve aqui, não deu uma resposta incisiva sobre esse assunto. Hoje, ambientalistas não querem que a gente faça essa estrada, acham que com essa estrada pronta haverá um grande desmatamento. Eu não acredito nisso. Não há mais aquela consciência de depredação das florestas, apesar de não haver uma compensação. A compensação é a gente dá condições para esse pessoal trabalhar. Eu vou lutar sim. Vocês vão me ouvir muito falar sobre a BR-319 no Senado, cobrar muito do Governo Federal", disse.
Chumbogrossomanaus  – Em primeiro lugar não veremos você no Senado apoiador do Adail Pinheiro, em segundo, se a Dilma ta com essa merda pronta na mão por que tu vai apoiá-la.

Omar Aziz
Sobre o Polo Industrial de Manaus (PIM), Omar Aziz destacou ações que necessitam ser feitas para garantir o desenvolvimento regional no estado. Um dos pontos observados por ele, diz respeito à demora na liberação de mercadorias através das aduanas. Para ele, é importante a construção de um porto de carga e descarga.
O candidato apontou ainda necessidade de construção de um polo naval. "Sempre o transporte na região amazônica será feito por embarcações. Não tem jeito, não tem outra forma de você transportar. É o meio mais barato de levar mercadorias para o interior. Temos que trabalhar muito e cima disso, e o Governo Federal, através de uma ação de um senador,  tem condições de nos ajudar. Se hoje nos tivéssemos aqui a garantia de contratos com a Petrobras para construir balsas, plataformas ou coisas parecidas, você inviabilizava um polo naval", afirmou.

Ele também defendeu que, a exemplo de Coari, que o Amazonas tenha outros produtores de petróleo. "Somos o maior produtor de petróleo em terra firma do Brasil. Será se só tem petróleo em Coari? No Solimões, além de Coari, nós temos em Tefé; no Purus nós temos petróleo, no Juruá nós temos petróleo e gás, muito gás", disse. Ele também destacou a produção de potássio do estado.

Chumbogrossomanaus  – de novo, toma urgente Pílula do mato com creolina e vai cagar. Cara tu foi vereador, secretario, Vice-Governador, Puxa saco e ex- Governador e agora tu vem dizer que falta isso para a Zona Franca melhorar. E ainda cita Coari.
Em Coari estão roubando nosso dinheiro para pagar as custas jurídicas do Prefeito pedofilo Adail Pinheiro,
Prefeito esse que você deveria ter posto na rua, com uma canetada, intervindo pelo povo. Ai sim teria sua eleição garantida.
Não fez por que você deve.

O candidato ao senado também abordou outros tema como segurança pública, combate a drogas, cultura e turismo.

Omar Aziz declarou ser a favor da redução da maioridade penal. Segundo ele, um adolescente que tem consciência e responsabilidade em votar em um candidato, pode ser responsabilizado por atos criminosos.
Questionado sobre falta de efetivo policial no interior do estado, Omar Aziz afirmou que a insegurança nos município é inferior à registrada na capital. Aziz disse que o estado apresentou avanços nas ações de combate à violência nos últimos anos. "Efetivo existe. Delegacias existem e a insegurança no interior é bem menor do que na capital. Os dados que nós temos são esses, isso é uma realidade. Droga não é uma questão específica do interior, existe no Brasil todo, e é aqui que entra a presença do senador da República", completou.
Ainda sobre segurança, o candidato chamou atenção para a necessidade de se fortalecer as fiscalizações nas fronteiras do estado para evitar que drogas produzidas em outros países entrem no Brasil. "O Brasil não produz drogas e armamento, quem produz são os nossos países vizinhos. Isso entra nas nossas fronteiras e abastece o país. O Governo Federal não toma providência. O efeito disso é a causa maior da nossa insegurança aqui hoje, que é o problema de droga. O estado é obrigado a ter uma política de segurança pública, mas está totalmente desguarnecida, apesar do esforço da Polícia Federal, que não tem efetivo suficiente para que possa ajudar nesse combate", disse. O candidato afirmou ainda que o Comando Militar da Amazônia possui 25 mil homens que poderiam atuar no controle e fiscalização das fronteiras no Estado.
Sobre habitação, Omar diz que o Amazonas teve um número de moradias construídas por meio do 'Minha Casa, Minha Vida' e Prosamim satisfatórios. "Conseguimos fazer mais de 20 mil pessoas foram beneficiadas nesses programas no  interior tem sido feito bastante. Esse programa do governo federal é importante, deve ser mantido, deve ser ampliado. Nessa questão, o grande problema que os estados e municípios enfrentam hoje não é a construção do financiamento da moradia, mas sim o custo de terrenos, infraestrutura".
Em relação à atividade turística na região, o candidato explicou que turismo na Amazônia é diferenciado o que se faz necessário identificar pontos que se deseja alavancar. "Qual o turismo que a gente precisa trabalhar? Tem o turismo de floresta que é para um tipo de pessoa. Nem todo mundo vai trazer dois, três filhos para dentro da floresta sem nenhuma atividade para essas crianças", disse.

Omar Aziz encerrou a participação falando de cultura. Ele destacou ações implementadas durante seu governo como a reforma do Bumbódromo de Parintins e a oferta de cursos do Liceu de Artes, que atualmente conta com cinco mil jovens estudantes. Omar destacou ainda a popularização da cultura para envolver todas as classes sociais.


Chumbogrossomanaus – Da tanto nojo de ler tua cara de pau nessa entrevista que agora tenho certeza da tua derrota.