22 de junho de 2015

Notícias do Amazonas - ChumboGrosso

Banco de talentos recebe currículos de estudantes de Manaus

Uma plataforma digital poderá ser acessada gratuitamente e ajudar estudantes a entrarem no mercado de trabalho. Alunos de Manaus vinculados ao Programa Bolsa Universidade poderão cadastrar gratuitamente currículos para compor o “banco de talentos” que poderá ser consultado por empresas. Os cadastros podem ser feitos a partir desta segunda-feira (22). De acordo com informações da Prefeitura de Manaus, os estudantes podem cadastrar os currículos no site www.captartalentos.com . O banco de talentos não ficará disponível para consulta pública. Ele será destinado às empresas. 
O projeto é desenvolvido em parceria entre a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e a empresa CAP – Consultoria e Avaliação Psicológica. “Ao formar o banco de talentos, trabalharemos a capacitação dos estudantes e o acesso ao emprego fica mais facilitado”, diz a diretora geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, por meio de assessoria.


Em Manaus, produção de motos cai no 1º trimestre de 2015

O primeiro trimestre de 2015 terminou com uma queda de 12,6% na produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM). A informação foi divulgada pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). De janeiro a março deste ano, o setor produziu 52.008 motos a menos que no mesmo período de 2014.
Segundo a entidade, o volume produzido no primeiro trimestre deste ano foi de 360.167 unidades, número inferior em comparação as 412.173 motos produzidas no mesmo período de 2014. A expectativa da Abraciclo é que 2015 apresente um declínio de 6,8% em relação ao ano passado.
Durante o primeiro trimestre, apenas março apresentou acréscimo na produção, com 1,5% a mais que no passado. Por outro lado, fevereiro teve o maior declínio, com 21% a menos. Janeiro também registrou declínio, que totalizou uma queda de 16,7%.
De acordo com o diretor executivo da Abraciclo, José Eduardo Gonçalves, o desempenho do setor de duas rodas reflete a economia brasileira. "O cenário de contenção e os ajustes na economia brasileira, além da expectativa da assertividade das políticas adotadas pelo governo federal, impactam negativamente nos resultados do setor. No entanto, o setor está empenhado em novos lançamentos e eventos para estimular a demanda por motocicletas", disse.
As vendas no atacado – das fábricas para as concessionárias – alcançaram 343.804 motocicletas no primeiro trimestre, significando uma perda de 6,9% em relação ao ano passado, que contou com 369.199 unidades. Foram comercializadas para o mercado externo 6.351 unidades nos três primeiros meses de 2015, frente a um total de 26.619 em 2014, representando um recuo de 76,1%.

Suspeito de estuprar mulher após cobrar moto emprestada é preso

Um homem de 25 anos foi preso em flagrante, nesta segunda-feira (22), suspeito de estuprar uma mulher e mantê-la em cárcere privado durante cinco horas. O crime teria ocorrido no bairro Zumbi dos Palmares, Zona Leste de Manaus. De acordo com a Polícia Civil, o abuso foi cometido por vingança, pois o marido da vítima não teria devolvido uma motocicleta que pediu emprestada ao suspeito.

Segundo o delegado titular do 25º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Aldeney Goes, por volta das 4h30 desta segunda-feira, o suspeito teria entrado na residência da vítima com uma faca e feito ameaças. “Ele foi até a casa da mulher cobrar a devolução de uma motocicleta que estaria com o marido dela. Como o homem não estava, cometeu o estupro, por vingança, ameaçando-a com uma faca”, informou o delegado, por meio de assessoria de imprensa.


Fonte: G1