26 de fevereiro de 2016

Ver. Bibiano cobra aplicação dos recursos do Fundeb pela Prefeitura de Manaus e deve acionar o MPF.

MANAUS - A precariedade das condições das escolas da cidade de Manaus voltou a levantar polêmica na Câmara Municipal de Manaus na quarta-feira (24). Depois de duas escolas terem sido tomadas pela água da chuva e esgoto na última terça-feira, o vereador professor Bibiano (PT) criticou o descaso da prefeitura com o ensino público.

As escolas municipais Raimundo Gonçalves Nogueira (Zumbi 1) e Carolina Perolina Raimunda Almeida (São José 1) foram as atingidas. As aulas foram suspensas devido a água da chuva ter atingido todas as salas de aula, biblioteca e o refeitório.
Desde o dia 1º de janeiro deste ano, a Prefeitura de Manaus recebeu, segundo o vereador, R$ 98,037 milhões de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). Somado a isso Bibiano disse que somente em 2015 o valor do repasse do Fundeb para o município de Manaus foi de R$ 600 milhões.
Segundo o vereador, parte desse recurso pode ser aplicado na construção e manutenção de unidades de ensino. Contudo, não se sabe o que a prefeitura vem fazendo com o dinheiro do Fundeb, pois as escolas continuam em estado precário, como prova o que aconteceu com as duas unidades alagadas pela água da chuva.
Para o vereador, é preciso que a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, explique o motivo pelo qual as escolas estão nessa situação. “Foi dito, aqui na Câmara Municipal, que é irresponsabilidade apresentar proposta de reajuste salarial que vem da categoria. Eu discordo completamente, e digo que irresponsabilidade é calar diante dessa situação. Não bastasse a falta de merenda, fardamento, o baixo salário dos professores, agora, as crianças estão ficando ensopadas simplesmente porque os telhados das escolas não prestam, o que é um absurdo”, afirmou Bibiano.
Ele informou que acionará o Ministério Público para que sejam feitas as devidas apurações quanto ao uso dos recursos do Fundeb. “Cada pai, cada mãe, cada criança tem direito de saber o que está sendo feito com o dinheiro público. É possível oferecer educação de qualidade, que é um direito de todos”, completou.

Texto: Assessoria do vereador professor Bibiano
Foto: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM