14 de março de 2016

E o Brasil sacudiu!

BRASIL - Uma onda de protestos tomou as ruas do país. Milhares de pessoas saíram de suas casas deixando o conforto e se dirigiram para as praças e avenidas enfrentando situações adversas para poderem, assim, “clamarem” por seus direitos. As manifestações – previstas na Constituição Federal –tornaram-se quase um dever, foram postas em prática e se mostram gradativamente maior a cada dia que passa.
As manifestações, eram antes encaradas com certo ceticismo e desconfiança, pelo fato de violências até então supostamente promovida pelos manifestantes. Além disso, foram duramente criticadas por intelectuais como Rachel Sheherazade (SBT) e Arnaldo Jabor (Globo) que, posteriormente, voltaram atrás em suas considerações.

Porém, foi apenas neste domingo (13 de Março) que as manifestações tomaram um rumo diferente. Depois de atos “desastroso”, com mobilizações que contava com poucas pessoas o Brasil acordou e foi as ruas pedir o fim da corrupção de maneira ordeira e fantástica.
Voltando um pouco na história do Brasil podemos afirmar que desde a ditadura – Movimento Diretas Já – e o Impeachment do presidente Fernando Collor – Movimento Caras Pintada – o Brasil vivia uma espécie de estabilidade e tranquilidade política, proporcionada, posteriormente, pela estabilidade da inflação e certa melhoria da qualidade de vida dos brasileiros que passaram, então, a ter um maior poder de consumo.
Todavia, apesar de significativas melhoras na qualidade de vida e na renda do trabalhador brasileiro, velhos fantasmas ainda assombram nosso país. A educação é precária e extremamente desvalorizada, as taxas de impostos e os transportes públicos estão entre os mais caros do mundo, a infraestrutura de dezenas de Estados estão sucateadas, os políticos ganham salários cada vez maiores. Nesse contexto, propostas como a PEC 37 também mostram o quanto o cidadão é desrespeitado e subjugado, assim como os gastos exorbitantes com grandes eventos (Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas).
Tudo isso formou um grande coquetel que cresceu e agora explodiu. O brasileiro, que passou anos acanhado contra a parede se rebelou, unindo-se de forma pacífica e organizada. Assim, os cidadãos estão tomando as ruas e utilizando a internet para clamar por seus direitos, buscando então uma alternativa para os problemas sociais, políticos e econômicos da nação. Por fim, com os resultados das manifestações de hoje, podemos ficar mais tranquilos e esperançosos de que o fim da era do PT está cada vez mais próximo.

Att, Getulio Cordeiro


Cel: 9120 - 2035