22 de junho de 2016

ONÇA JUMA - Comitê da Bosta Olímpica lamenta o ocorrido e o Exercito emite desculpas para tentar convencer.

Nota do Comitê Olímpico
Sobre a morte da onça Juma. "Erramos ao permitir que a Tocha Olímpica, símbolo da paz e da união entre os povos, fosse exibida ao lado de um animal selvagem acorrentado", admitiu o comitê.
Em nota divulgada em sua página no Facebook, a Rio 2016 disse que o ocorrido "contraria as crenças e valores" da organização.
Veja íntegra da
Erramos ao permitir que a Tocha Olímpica, símbolo da paz e da união entre os povos, fosse exibida ao lado de um animal selvagem acorrentado. Essa cena contraria nossas crenças e valores.
Estamos muito tristes com o desfecho que se deu após a passagem da tocha. Garantimos que não veremos mais situações assim nos Jogos Rio 2016.

Nota do Exército
O comunicado do Comando Militar da Amazônia (CMA) informou, na noite da terça-feira (21), que o felino Juma, morto ao ser levado para a jaula, foi enviado ao Cigs para realização de exames veterinários.

Nas imagens registradas no local é possível identificar as duas onças através do procedimento de segurança adotado na exposição dos animais. Simba estava presa por correntes e uma haste. Ela permaneceu em frente ao local principal da cerimônia. Já Juma foi exposta ao público em outra área do evento apenas com correntes, na entrada de uma trilha onde condutores passaram com a tocha.

Segundo o CMA, Juma se encontrava no interior do zoo do Cigs onde a Tocha passou por "ocasião do revezamento do terceiro para o quarto condutor na orla da mata", que fica na entrada da trilha, ocasião em que foi fotografada. Ainda conforme o Exército, o animal estava "em seu habitat".
O Exército informou também que o problema envolvendo a onça ocorreu quando o espaço estava fechado para visitação e ocorreu após a solenidade do revezamento. O CMA também rebate afirmações de que Juma estaria estressada por conta da movimentação no local.


"A onça-pintada 'Juma', mascote do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), estava, por coincidência, no Centro de Veterinária do CIGS no mesmo dia do evento, para realização de revisões e cuidados da saúde como, por exemplo, a limpeza da cavidade bucal e a medição biométrica para acompanhamento do estado de higidez da onça", cita nota enviada pelo Exército.
Fonte: G1