11 de agosto de 2016

CAOS na eleição estudantil do DCE-UFAM 2016

MANAUS - Dia 10 de agosto deste ano ocorreu a eleição de representação estudantil na UFAM. Esta eleição foi composta por 4 chapas: 01 – Viração (Chapa com muitos membros da UJS [UJS - é a juventude do PCdoB]), 10 - A mudança não cala (Chapa da JPSDB como cabeça de chapa), 31 – Liberta UFAM (Chapa de pessoas majoritariamente do EPL[Estudantes Pela Liberdade], que tem um viés liberal e apartidário) e a 50 – Nós Os Estudantes (Chapa encabeçada por um dos membros da juventude do DEM - Democratas), que trouxe diversas pessoas não pertencentes à UFAM com aspecto de secundaristas, ou seja do ensino fundamental e médio.

Antes de que chegasse este dia memorável devemos elencar alguns pontos: a) Os ataques virtuais com difamação pesada entre as chapas, com exceção da chapa 31 que se ausentou disso. b) O roubo das faixas de apoiadores (não-estudantes da UFAM) que pertenciam ao apoiador da Chapa 50 também pertencente ao DEM chamado Wellington Santana, mas que ao serem interpelados pela polícia disseram que a Chapa 10 havia “mandado” eles tirarem. c) Quando os elementos falaram que a Chapa 10 tinha feito o “pedido” para que eles tirassem as faixas todos achavam que era obra deles, mas quando o apoiador coordenador da Chapa 50 apareceu defendendo eles a ponto de desacatar um sargento da Polícia Militar, todos ficaram querendo saber quem era realmente o culpado daquilo aumentando a tensão entre as Chapas 10 e 50, outrora em eleições passadas foram aliados agora “inimigos mortais”.
No dia da eleição, houveram algumas coisas bastante ruins: 1) A comissão eleitoral abriu algumas urnas 12:00. Um pequeno atraso de 4 horas, pois eram pra ser abertas às 8h. 2) Houve uma briga no Hall da FT (Faculdade de Tecnologia) com um apoiador da 10 e da 31, este último (da 31) tentou defender uma mulher.  3) Na FD (Faculdade de Direito), José Wilker, da Chapa 10 chamou mulheres de “putas”, disse que “mulher só serve pra ser comida e não deveria estar na universidade” e “preto não tem que estar aqui na UFAM”. O que, provavelmente, lhe renderá expulsão e processo por preconceito ao gênero e à cor (racismo). E isso gerou o fechamento antecipado da urna desta unidade prejudicando o processo democrático. 4) Não esqueçamos da pancadaria com o pessoal do Voto Nulo no ICHL dentro do Campus da UFAM com muitas pessoas envolvidas (questão de 30). 5) A coisa ficou tão séria que na FES (Faculdade de Estudos Sociais) houve violação e tentativa de roubo armado da urna FES01, mas não acabou muito bem para o meliante que foi espancado, porém solto por um apoiador da Chapa 10. 6) Depois da tentativa de roubo da urna da FES e comunicadas as chapas do ocorrido um representante da chapa 50 foi para o local (porque lá era onde haviam a maioria dos votos divididos entre a 50 e a 31 [média de votos na FES são 600 – sendo que normalmente eleições tem 2800 votos no total]).

E foi aí, caro leitor, que começou a maior pancadaria de todas dessa década na UFAM.
(veja vídeo)

A correria e pancadaria foi tanta que disseram que estavam fazendo arrastão em todas as salas. Os alunos ficaram com medo e tremendo. Há depoimentos e fotos de pessoas sangrando e desesperadas. “Galerosos” correndo pra todos os lados com pedaços de paus e ferros intimidando os que estavam nas outras urnas, o que gerou uma fuga desesperada de diversos apoiadores de várias chapas, mesários e fiscais. Pessoas receberam socos, pauladas e chutes na confusão.
Uma coisa que devo colocar em destaque foi a completa inutilidade dos “guardas patrimoniais” da UFAM. Estes, não fizeram absolutamente NADA.
Os membros da comissão eleitoral eram: Sophia Almeida (Diretora de Comunicação Estadual da UJS) – membro e presidente da comissão eleitoral, Priscila Duarte – aliada da UJS e membro da UEE-AM, Judah Torres – aluno de economia, João Lucas – aluno da FAPSI, Maruska Soares – CAD. Mas por algum motivo pessoal o membro João Lucas da FAPSI saiu desta comissão.
Nesta noite haviam primordialmente apenas 3 membros dessa CE (Comissão Eleitoral), Sophia Almeida, Priscila Duarte e Maruska Soares. Judah Torres, havia sumido com 5 urnas e por volta das 23:30h chegou no lugar devido após ter negociado um acordo com Sophia Almeida de abrirem todas as urnas, coisa esta que não aconteceu.
Houve mais bate-boca, confusão mais controlada e então após muita discussão, a Chapa 31 decidiu sair do pleito para não sujar a imagem dos membros do EPL e do Clube Ajuricaba (ambos clubes liberais) e todas as outras chapas, exceto a 01 decidiram sair juntas o que não foi necessário pois Maruska e Judah saíram da comissão eleitoral não dando quórum para dar prosseguimento a contagem de votos e anulando a eleição.
Hoje, dia 11 de agosto de 2016, a CE de conluio com Maick Soares (Vice-presidente da UEE –AM) e orientação de pessoas principais do PCdoB como Yan Evannovick (Suposto vice-prefeito do pré-candidato a prefeito de Manaus José Ricardo), Aldemir Caetano (Presidente da UJS) e Bruna Brelaz (Presidente da UEE-AM), tentaram homologar e impor a todos os acadêmicos da UFAM uma contagem fraudulenta que pôs a UJS em primeiro lugar e elegeram os membros da Chapa 01 como representantes máximos da UFAM.
Após tudo isso: suposta contratação para roubar faixas das chapas, pancadarias suspeitas, supostas compras de votos, “emprenhamento” de urnas, ameaças de morte, roubo e violação de urnas por pessoa armada, intimidação de grupos ainda não-identificados, sumiço de urnas por um longo tempo com um membro da comissão eleitoral, impugnação de urnas por Comissão Eleitoral parcial e ilegítima, uma chapa vencer uma eleição sem ao menos ter comissão eleitoral composta na hora em conluio com partidários, além dos fatos não ditos neste último parágrafo, podemos concluir:

Denuncia chegou de que a Diretora da UEA  Professora Eglê é quem esta comandando a turma da UJS
A UFAM teve o momento mais trágico para o movimento estudantil da última década e o mesmo movimento não poderá se recompor em muito tempo. Graças à ações partidárias com interesses escusos que prejudicam a comunidade acadêmica.
Texto: Marcus Melo – Acadêmico da UFAM