4 de janeiro de 2017

Denúncia grave recebida por Chumbo Grosso cita o Ex-Deputado Carlos Souza com proprietários das empresas que administram as Penitenciárias de Manaus

MANAUS - A Umanizzare Gestão Prisional e Serviços LTDA foi criada em 2011 e administra seis presídios no Amazonas. De acordo com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da Receita Federal, a empresa tem, oficialmente, dois sócios: Regina Celi Carvalhães de Andrade (administradora da empresa) e Arleny Oliveira de Araújo.



Segundo a gerente de marketing da Umanizzare, Michele Antunes, a empresa tem ainda um terceiro sócio: Lélio Vieira Carneiro Júnior.


Foram Lélia e Regina que, durante as eleições de 2014, fizeram doações ao então candidato a deputado federal e atual presidente da Junta Comercial do Estado do Amazonas, Carlos Souza (PSD). Lélio doou R$ 168 mil e Regina Celi doou R$ 44 mil.


Carlos Souza é réu em um processo movido pelo MP-AM (Ministério Público do Estado do Amazonas) que investiga o envolvimento dele e de outros integrantes de sua família em uma quadrilha que explorava o tráfico de drogas. Em dezembro de 2009, quando era vice-prefeito de Manaus, Carlos Souza chegou a ser preso por conta deste processo, mas foi liberado oito dias depois de sua prisão.



Após exercer mandato como deputado federal entre 2011 e 2014, Carlos Souza foi nomeado presidente da Junta Comercial do Estado do Amazonas em 2015 pelo atual governador, José Melo (Pros).



Carlos souza é irmão do ex-deputado estadual Wallace Souza, morto em 2010. Wallace teve o mandato cassado em 2009 em meio a acusações de comandar a quadrilha da qual Carlos faria parte.



As investigações apontaram que, além de liberar o grupo, Wallace souza ordenava a execução de traficantes rivais e enviava equipes de reportagem de um programa de TV comandado por ele, Carlos souza e outro irmão, o ex-deputado estadual Fausto Souza, aos locais onde os corpos estavam para aumentar a audiência. Wallace sempre negou as acusações feitas pelo MP.



O processo movido pelo MP do Amazonas contra Carlos Souza tramitou o STF (Supremo Tribunal Federal) depois que Carlos Souza foi eleito deputado federal, em 2010.