17 de janeiro de 2017

Deputado Arthur Bisneto (PSDB), filho Prefeito ¨KIMONO da Odebrecht¨ Arthur Neto(PSDB) é o mais faltoso com 36 ausências não justificadas da Câmara Federal. Reportagem da Acrítica.

AMAZONAS - Os deputados federais do Amazonas somaram 105 faltas em sessões plenárias realizadas no ano passado. Deste número, 34,2% das faltas são do deputado Arthur Bisneto (PSDB).
Bisneto alcançou 36 faltas no total, quantidade que o levaria a enfrentar um processo de cassação do seu mandato caso não tivesse justificado 22 de suas ausências. As informações são do site da Câmara.
Segundo o que prevê a Constituição Federal, um parlamentar perderá o mandato se “deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por estar autorizado”.
Em 2016, foram realizadas 94 sessões e o parlamentar que chegasse a 38% de faltas nessas sessões sem justificativas enfrentaria um processo de cassação. Bisneto alcançou 38% de faltas, mas justificou 23,4% delas. O parlamentar só não justificou 14 faltas.  Em 22 ausências, Bisneto apresentou 17 justificativas por motivo de tratamento de saúde, duas por missões autorizadas e três não possuem justificativa clara.
A CRÍTICA tentou, sem sucesso, contato com o deputado federal. O parlamentar não retornou as ligações e nem respondeu aos questionamentos enviados por mensagens. A assessoria de imprensa do parlamentar também não se pronunciou até o fechamento desta edição.
Faltoso na Assembleia
Arthur Bisneto mantém o mesmo nível de sua atuação na Câmara dos Deputados, referentes à sua presença, de quando era deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM). No último ano de seu mandato no parlamento estadual, em 2014, Bisneto teve 35 faltas. Em 2015, primeiro ano do mandato como deputado federal, apresentou 20 faltas.
Compromisso
Na contramão de Arthur Bisneto, a deputada federal Conceição Sampaio (PP), manteve 100% de presença em sessões plenárias realizadas na Câmara dos Deputados em dois anos de seu mandato, 2015 e 2016. A deputado afirma ter uma meta de estar sempre presente nas sessões, pois acredita que assim garante que o Amazonas está em todas as discussões.
“Nós somos uma bancada de apenas oito e nossa presença, representando o Amazonas é muito importante. Isso faz a diferença para o Estado do Amazonas. Não sou eu que estou ali presente e sim o Amazonas. A assiduidade demonstra compromisso”, frisou Sampaio.  Segundo a parlamentar, a presença pode garantir apoio de outros deputados em votações importantes que defendam os interesses do Estado.
Veja ranking dos demais ausentes
O segundo deputado federal que mais faltou na Câmara dos Deputados da bancada do Amazonas, em 2016, foi Silas Câmara (PRB), com 23. Entre as faltas dele, 14 foram justificadas por razão de missão autorizada e nove faltas não foram justificadas.
Hissa Abrahão (PDT) foi o terceiro em número de faltas, com 18. Ele apresentou justificativa para 13 faltas, sete por missão autorizada, cinco por tratamento de saúde e uma por decisão da Mesa Diretora da Câmara. Cinco faltas não foram justificadas.
O deputado Átila Lins (PSD) teve 11 faltas, todas justificadas por missão autorizada. Alfredo Nascimento (PR) faltou a dez sessões, justificou quatro por missão autorizada, quatro por tratamento de saúde e em duas não apresentou justificativa. O ex-deputado Marcos Rotta (PMDB), faltou a cinco sessões, não justificou três e em duas disse estar em missão autorizada. Pauderney Avelino (DEM) teve duas faltas justificadas com missão.
Fonte: Acritica