31 de julho de 2017

Governo do Amazonas realiza mutirão de saúde em Envira

AMAZONAS - O Governo do Estado, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e da Secretaria de Saúde (Susam), realizou, na última sexta-feira (28), no município de Envira, um mutirão de exames ginecológicos e a entrega de óculos. As duas ações são resultados do atendimento itinerante do Barco PAI, que esteve no município em março.


Ao todo, foram 32 mulheres que passaram pelo exame de colposcopia, para um melhor diagnóstico e tratamento do HPV. “O barco PAI passou pelo município e centenas de mulheres fizeram o exame de Citologia em Meio Líquido. Agora, voltamos para realizar o exame de colposcopia para um melhor resultado e tratamento do HPV”, explicou o ginecologista João Carlos Santos. Foram dois dias de mutirão para atender 30 mulheres de Envira e 2 de Eirunepé.

Já na manhã de sábado (29), foram entregues 270 óculos para a população que realizou exame oftalmológico durante a visita do Barco PAI. “O Governo do Estado entendeu a necessidade da população e enviou o barco em março para a calha do Juruá. Hoje, 270 pessoas foram agraciadas com esses óculos que, com toda a certeza, irão ter uma melhor qualidade de vida”, enfatizou o secretário de Saúde de Envira, Lucimar Souza.

Durante a passagem do Barco PAI no município de Envira foram realizados 576 exames de Citologia em Meio Líquido, 47 atendimentos de capacitação e visitas técnicas a instituições, 351 atendimentos de concessão auxílio-doença, perícia médica, aposentadoria rural e pensão, 763 emissões de RG e CPF, 604 atendimentos oftalmológicos e 727 atendimentos odontológicos.