19 de agosto de 2017

Mostra de Cultura Popular integra programação do Verão na Praça deste domingo (20) em Manaus

AMAZONAS - Em sua sexta edição, a Mostra contará com a participação de grupos musicais e de dança que fazem da cultura popular uma expressão de vida.

A cada domingo, até o mês de outubro, é dia de Verão na Praça, que acontece no Parque Rio Negro e no Largo de São Sebastião. Mas neste domingo (20), a programação é diferenciada, porque o Largo vai receber, dentro das atividades do projeto, a sexta edição da Mostra de Cultura Popular. As atividades são abertas ao público e acontecem a partir das 17h, no Largo, e a partir das 17h30, no Parque Rio Negro, com realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.


Realizada desde 2010, a Mostra de Cultura Popular acontecerá na Lira do Teatro Amazonas, trazendo entre seus participantes a Cia. Ateliê 23, o grupo Maracatu Baque Mulher, o samba de roda Vozes do Cativeiro, o rapper Jander Manauara e o Gambá de Maués com o grupo Pingo de Luz, como antecipa Cristian Pio Ávila, coordenador do evento e também gerente de Patrimônio Imaterial da Secretaria de Cultura.

“O intuito desse evento é divulgar, valorizar e estimular as expressões de culturas tradicionais no Amazonas. Em seis anos de atividades, já trouxemos muito dessas diversidades culturais, como o gambá, os bois de terreiro, o tambor de crioula, entre outros”, declara ele.

Além da Mostra, a partir das 18h, o Largo também recebe, na área da banca de revista, o violonista Cleber Faba; e ás 19h, o Palhaço Lero-Lero, que apronta das suas até as 20h30. Em frente à Casa das Artes, acontece a já tradicional Estação da Leitura do projeto Mania de Ler, com a Biblioteca Volante e o Banco do Livro, sempre a partir das 17h30. E, na extensão da rua José Clemente, a Cia. Fazendo Arte apresenta o teatro de bonecos com o conto João e o Pé de Feijão, além das brincadeiras infantis para a garotada.

E no Teatro Amazonas, a partir das 19h, Márcia Siqueira e Lucilene Castro interpretam toadas clássicas dos bois Garantido e Caprichoso no show Desafio das Cores. Os ingressos para o espetáculo, que traz toadas como Mãe Natureza, Festa do Povo Vermelho, Magia da Toada e Amazônia, Nas Cores do Brasil, já estão à venda na bilheteria da casa.

Parque Rio Negro
E nas margens do Rio Negro, a programação fica poor conta do sanfoneiro Dom Lean e do dueto de comédias Anjinho e Ricochete, na área dos gazebos, a partir das 17h30. Na Praça dos Ventos, no mesmo horário, o grupo de mímicos Os Sombras e o palhaço Spagueti, às 19h, divertem o público do local. E para quem quiser ler um bom livro, a Estação da Leitura do programa Mania de Ler, com a Biblioteca Volante e o Banco do Livro, é o lugar certo.

Na Praça das Águas, além das tradicionais brincadeiras infantis, a Tapa Produções coordena uma série de atividades lúdicas para toda a família. O artista plástico Marcelo Ramos, juntamente com os alunos do Liceu Claudio Santoro, mostram toda a sua arte na área dos mirantes do parque, a partir das 17h30. E na Praça do Sol, o sanfoneiro Joãozinho do Acordeon, às 18h, e o Grupo de Percussão do Liceu Claudio Santoro, às 19h, expressam a sua arte em forma de música.

PROGRAMAÇÃO VERÃO NA PRAÇA
20 de agosto de 2017

Largo de São Sebastião

Lira do Teatro Amazonas (escadarias)   
17h às 19h45
VI Mostra de Cultura Popular, com Cia. Ateliê 23, Maracatu Baque Mulher, Capoeira Matumbé, samba de roda Vozes do Cativeiro, Jander Manauara e grupo Pingo de Luz.
Entorno do Monumento à Abertura dos Portos
17h30 às 19h30
Caricaturista Regi
Banca do Largo
18h às 19h
Violão com Cleber Faba
19h às 20h30
Palhaço Lero Lero
Extensão da José Clemente
18h às 19h
Teatro de bonecos com a Cia. Fazendo Arte
17h30 às 20h
Brincadeiras infantis – Perna-de-pau, macaca, pula-corda, elástico e pebolim
Frente da Casa das Artes
17h30 às 20h30
Programa Mania de Ler – Estação da Leitura, Biblioteca Volante e Banco do Livro
Teatro Amazonas
19h
Show Desafio das Cores com Márcia Siqueira e Lucilene Castro

Parque Rio Negro

Área dos Gazebos – Entrada
17h30 às 18h30
Sanfoneiro Dom Lean
18h30 às 19h30
Show de humor com Anjinho e Ricochete
Proximidades da Guarita de Entrada
17h30 às 20h30
Programa Mania de Ler – Estação da Leitura, Biblioteca Volante e Banco do Livro
Praça dos Ventos
17h30 às 19h
Os Sombras
19h às 20h30
Palhaço Spagueti
Praça das Águas
18h às 20h
Atividades lúdicas com a Tapa Produções
17h30 às 20h
Brincadeiras infantis – Perna de pau, Macaca, Pula Corda, Elástico e Pebolim
Mirantes
17h30 às 19h30
Artista plástico Marcelo Ramos
17h30 às 19h30
Desenho ao ar livre com alunos do Liceu Claudio Santoro
Praça do Sol
18h às 19h
Sanfoneiro Joãozinho do Acordeon
19h às 20h30
Grupo de Percussão do Liceu Claudio Santoro

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão nas redes sociais Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).