8 de setembro de 2017

Cúpula do PMDB é denunciada por Janot, entre eles Renan Calhorda, Romero Juca e Jader Pré-histórico Barbalho

BRASIL - Janot denunciou cúpula do PMDB entre os acusados estão o líder do governo, Romero Jucá, Renan Calheiros e o ex-senador José Sarney.



De acordo com a denúncia, eles são suspeitos de terem participado de um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na Transpetro.
As denúncias surgem a partir da delação de um ex-diretor da estatal: Sérgio Machado – que também foi denunciado.

As acusações alcançam ainda os administradores da NM Engenharia e da NM Serviços Luiz Maramaldo e Nelson Cortonesi Maramaldo e o executivo Fernando Reis, da Odebrecht Ambiental.

A suspeita é que eles organizaram um esquema de doações legais aos diretórios do PMDB a partir de contratos de empresas com a Trasnpetro – que só os obteria mediante o pagamento de propina.

“Os dados mostram que os estados de alguns dos membros do PMDB que são alvo da Operação Lava Jato receberam em 2010 e em 2014 recursos em montante desproporcional ao tamanho do eleitorado. Por outras palavras, os estados de domicílio eleitoral desses investigados ou denunciados, e não os de maior eleitorado, receberam os maiores volumes de recursos”, explica Janot.

Esses 12 estados, apesar de concentraram apenas um terço dos eleitores, receberam dois terços dos recursos das campanhas majoritárias do PMDB de 2010 e de 2014.

O ex-presidente do PMDB Valdir Raupp também é um dos denunciados.