31 de outubro de 2017

Ta sem água Manaus?, quem privatizou por 208 milhões a COSAMA, foi o Amazonino Mendes, e um vereador ainda acusou a gestão dele, de ter sumido grande parte da grana.

MANAUS - Na época de posse de um edital datado de 07 de abril de 2000, que tratava da venda das ações, patrimônio e concessão da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) no governo de Amazonino Mendes, o então deputado Maco Antônio Chico Preto (PMDB) lembrou que o processo passou como um furacão pela Câmara Municipal de Manaus para aprovação do “pacote” de venda.

O edital foi aprovado e a empresa vendida por R$ 208 milhões.
De acordo com Chico Preto, desse total nenhum centavo sequer foi aplicado na compra de uma simples conexão para o sistema de água na capital e interior do Estado, tornando o dinheiro arrecadado pela venda um rumo incerto e não sabido até os dias de hoje.

Vereador à época e, segundo ele, um dos únicos que votaram contra a proposta, explicou Chico Preto que a Cosama, patrimônio do Estado, foi vendida por decisão do próprio governo estadual, mas o “pacote” (patrimônio, ações e concessão) por 20, 30 ou 45 anos tinha que ter a autorizacao da Câmara Municipal de Manaus.

Chico, lembrou que muitas privatizações no país deram certo, como a da telefonia, que propicia hoje a 140 milhões de brasileiros um telefone celular, melhor e maior acesso às linhas particulares.
A privatização da Cosama, no entanto, foi um verdadeiro desastre para o povo do Amazonas, até hoje a empresa só promete e não cumpri e a maioria dos bairros não tem uma gota d'água em casa.

Dinheiro sumiu
No que diz respeito ao que deveria ser feito com os recursos provenientes da venda, disse o deputado que, em primeiro plano, seria colocado em prática um programa mínimo de investimento no abastecimento de água e esgotamento sanitário para alguns municípios do Estado, a remuneração da Prefeitura de Manaus pela outorga da concessão, bem como a realização de outros investimentos considerados prioritários pelo Estado.

“Isso virou uma lenda, com o sumiço do dinheiro arrecadado”, afirmou.

Privilegiou empreiteiras
Chico disse que o governo de Amazonino Mendes priorizou o pagamento da Paranapanema, da Mendes Júnior, da Andrade Gutierrez e do Banco Factor deixando de lado os problemas da população. “Faço justiça, dizendo que o governo estadual também pagou a Prefeitura de Manaus em 10 milhões de reais, por ter parte no patrimônio da Cosama”.

Oportunidade perdida
Chico Preto disse que o ex-governador Amazonino Mendes teve a oportunidade de realizar e melhorar o sistema de água, mas nada fez.


“Quem tem que explicar alguma coisa para o povo é ele (Amazonino) que continua calado sobre o assunto”, completou.

Fonte: https://al-am.jusbrasil.com.br/noticias/271898/chico-preto-fala-sobre-a-privatizacao-da-cosama