8 de novembro de 2017

Sob liderança do Ex- Governador David Almeida, deputados se unem para que cirurgias no Hospital Delphina Aziz sejam retomadas

AMAZONAS - Liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSD), os parlamentares Francisco Souza (Podemos), Abdala Fraxe (Podemos) e Sabá Reis (PR), se comprometeram em disponibilizar os 12% previstos para Saúde, de suas emendas impositivas, para a quitação da dívida do Governo do Estado com o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed).

Com essa medida,  as 2.430 cirurgias contratadas, na gestão de David como Governador interino, vão ser realizadas no Hospital Delphina Aziz. O serviço foi paralisado no último sábado (4), quando apenas 1.030 procedimentos cirúrgicos já tinham sido feitos, menos da metade do que foi contratado.

A ajuda do Legislativo à Saúde pública do Estado foi definida na manhã de terça-feira (7), quando David Almeida esteve na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), para apresentar a proposta ao titular da pasta, Francisco Deodato. Segundo o parlamentar, a sugestão foi bem aceita pelo secretário.O repasse vai ser de R$ 2,7 bilhões.

“Fui até o secretário de forma tranquila, sem alvoroço e propus essa parceria para que as cirurgias voltem a ser realizadas. A ideia é que seja pago o atrasado e o restante que falta, seja quitado em janeiro, a partir do repasse das emendas. Já chamei os diretores do Instituto para negociar essa situação. Não sou aliado do atual Governador, mas torço pelo bem do meu Estado. O secretário Deodato, de forma muito educada, me recebeu e aceitou a ajuda. Acredito que o problema será solucionado nas próximas horas”, disse.

Sabá Reis parabenizou o presidente da Assembleia pela decisão de oferecer auxílio ao Estado e afirmou que nessas horas, as questões partidárias devem ficar em segundo plano, e o bem estar da população deve ser levado em consideração.
“O povo não quer saber o problema que está acontecendo para as cirurgias não estarem sendo realizadas. Não dá para suspender atendimento de saúde senão as pessoas vão morrer. Não torço contra o Governo do Amazonino, e sim, a favor do povo. Cumprimento o deputado David pelo gesto responsável e humilde”, destacou.

 Dinheiro em caixa
Mesmo costurando toda essa manobra de auxílio ao Estado, David reiterou que o Governo tem dinheiro em caixa para dar continuidade aos contratos da Saúde.
“Não venham com argumentos que não têm dinheiro para pagar as cirurgias. Eu saí e peguei os extratos de todas as contas do Governo. Eu sei quanto tem em cada conta e presumo de tenham hoje mais de R$ 2 bilhões em caixa”, afirmou.