14 de dezembro de 2017

Descaso - Governo que Ama manda fechar Escola de Surdos e Mudos no Amazonas e Deputado senta a lenha na ALE.

AMAZONAS - As dificuldades educacionais dos surdos e mudos no Brasil”, tema da prova de Redação utilizado no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 5 de novembro, foi abordado pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT), em seu pronunciamento da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta quarta-feira (13).

O deputado pediu atenção especial do deputado Dermilson Chagas (PDT), líder do governo na Casa, do presidente da Comissão de Educação, Donmarques Mendonça (PSDB) e do vice-líder do governo Vicente Lopes (PMDB), para o assunto que abordava e que faz referência às dificuldades enfrentadas por grande parte da população. Segundo ele, a única escola para surdos e mudos em Manaus, a Augusto Carneiro, foi fechada e os alunos colocados em outro local sem as mínimas condições para a realização deste ensino tão complexo.
Sinésio Campos disse que visitou o novo estabelecimento, atendendo um apelo dramático de pais e mães, e dos próprios alunos, dizendo que lá encontrou apenas um “cafofo”, sem estrutura para promover a educação das pessoas surdas e mudas. Os alunos querem voltar a frequentar a antiga escola em que estavam, que foi construída na gestão do governador Amazonino Mendes (PDT).
“A escola foi construída na Avenida Joaquim Nabuco com a Tarumã e abrigava um grande número de alunos, depois foi fechada e os alunos transferidos para a escola de órfãos, próximo ao Teatro Chaminé. Esses alunos foram deslocados para estudar nesse local que só tem duas salas pequenas divididas por compensados e contam a boa vontade da diretora”.
Sinésio solicitou ao deputado Donmarques, presidente da Comissão de Educação, uma reunião urgente com o secretário de Educação para encontrar uma solução urgente tendo como solução alocá-los na Escola Saldanha Marinho que hoje está desocupada e pode atender as necessidades tanto de professores e dos alunos.
Sinésio recebeu aparte em seu discurso dos deputados Donmarques (PSDB) e Dr. Gomes (PSD) garantindo apoio à solicitação do petista.