17 de janeiro de 2018

Programa do Idoso de Parintins receberá R$ 600 mil para compra de ônibus adaptados.

AMAZONAS - O valor foi destinado das emendas impositivas de David Almeida para  promover e apoiar políticas públicas para a terceira idade, um direito, um dever, é também uma questão de respeito.
Com esse pensamento, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado David Almeida, destinou das emendas parlamentares, R$ 600 mil ao Programa do Idoso em Parintins.

O recurso foi aprovado pela Assembleia legislativa, em dezembro do ano passado, e já está previsto no orçamento do Estado de 2018. Esse valor será  destinado para a compra de ônibus adaptados e adequados para atender às pessoas da terceira idade que participam dos Núcleos de Convivência do Idoso.

“Nós devemos tratar com amor e carinho essas pessoas. Eu tenho muito respeito e como homem público, lutar por políticas públicas que facilitem a vida dessas pessoas, é o mínimo que posso fazer”, destacou o presidente.

Hoje em Parintins, segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Zeila Márcia Cardoso, o programa tem 15 núcleos, sendo 9 na sede do município, três na estrada (Macurani, Aninga e Paranena), além de três comunidades: Vila Amazônia, Mocambo e Caburi e atende 1.800 (um mil e oitocentos) idosos.

“Com a chegada dos ônibus com certeza teremos mais condições para desenvolver as ações nos centros de convivência. Além disso, será um incentivo para novos idosos aderirem ao projeto, uma vez que muitos querem participar, mas encontram dificuldades para chegar até os núcleos pela falta de transporte”, completou Cardoso.

A coordenadora do Programa em Parintins, Alciede Siqueira Costa, informou que entre os idosos, tem cadeirantes, hipertensos, diabéticos, entre outros. Com a compra dos veículos, segundo ela, vai ser possível desenvolver novas atividades e reforçar as já existentes, como os passeios.

“Nós trabalhamos para atender a todos os idosos, mas sabemos das dificuldades de muitos. Com a chegada dos ônibus vamos poder melhorar as ações e principalmente, vamos poder trabalhar com mais frequência, uma das atividades preferida deles que são os passeios”, disse.



Melhoria aos participantes

Para Luziete Glória Bentes, de 60 anos, participa das atividades no núcleo do Centro da cidade há 8 meses, os ônibus vão melhorar a vida dos idosos e ajudar em todas as ações desenvolvidas pelo programa.
“Nós temos muitas atividades fora, como por exemplo, agora no carnaval. Cada núcleo tem seu bloco e vamos querer nos reunir, mas sem transporte era muito complicado. Com os ônibus isso vai mudar, e para melhor", disse.

Dona Luziete lembrou ainda que muitos colegas têm dificuldades de saúde, e com a carência do transporte, ficam impossibilitados de participar das ações.

“Eu moro perto, mas tenho outros amigos aqui que moram longe e que precisam das atividades para melhorar sua saúde, mas às vezes é difícil chegar porque não temos um transporte. Eu estou torcendo muito para que esse ônibus chegue logo”, comentou.

Para atender as ações hoje, a secretária municipal de assistência social aluga um ônibus, o qual precisa fazer várias viagens para conseguir reunir todos os núcleos.

David Almeida destacou que além de melhorar as atividades nos núcleos, será possível oferecer qualidade de vida aos idosos de Parintins. “Com isso estamos dando dignidade, maior interação e qualidade de vida a essas pessoas que já dedicaram grande parte de sua vida ao Estado, a família e a sociedade”, finalizou.


Fotos: Dhyeizo Lemos